qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 27.12.2015

EPIDEMIA

O Pará também passa por uma epidemia. Segundo o último informe da Sespa, já foram confirmados 4.780 casos de dengue e 36 casos de Zika vírus no estado este ano. Cinco pessoas morreram em decorrência de dengue no Estado. Para evitar o nascimento e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus, é necessário eliminar o acúmulo de água parada. Mantenha caixas d´águas fechadas, não deixe água encalhar em lajes e piscinas. Observe garrafas, pneus e lixeiras da sua casa. Em caso de febre, dores no corpo ou manchas avermelhadas, procure um médico.

BOAS FESTAS

O Sindmepa deseja a todos os médicos e médicas do Pará e a todos os parceiros e leitores de nossa coluna, que as festas de final de ano sejam repletas de saúde, harmonia, alegria e paz. Que o ano que se aproxima traga a todos os corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo. Boas festas!

CBHPM ATUALIZADA

A Comissão de Economia Médica da Associação Médica Brasileira (AMB) decidiu adotar o INPC/IBGE para a correção dos valores referenciais dos serviços médicos. O índice do período foi e 9,90%, percentual que pode ser aplicado para reajustar os valores, sendo válidos a partir de outubro de 2015. A Unidade de Custo Operacional (UCO) ficou estabelecida em R$ 17,74.

PERITO AD HOC

Saiu a Recomendação da 1ª Promotoria de Justiça de Redenção sobre o caso do perito Ad hoc, um problema que vinha causando grandes atritos entre médicos e policiais civis no interior do estado, chegando até à prisão de alguns médicos. Com a Resolução, agora deverá haver nomeação formal de médico perito ad hoc, seguindo termos de compromisso e quesitos; os médicos deverão priorizar o atendimento aos pacientes, mas fazendo esforços para atender, em até 24 horas, as perícias, e os honorários médicos serão cobrados posteriormente ao estado, não sendo o médico obrigado a periciar seus pacientes. Uma vitória da categoria, que se mobilizou com o apoio do Sindmepa.

PRÓ-SAÚDE MULTADA

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Marabá enviou ao Sindmepa relatório da fiscalização realizada nos meses de julho e novembro em estabelecimentos gerenciados pela Pró-Saúde no município. Entre eles, foram inspecionados a Inter-Fisio, para se verificar a legalidade da contratação de Fisioterapeutas, concluindo pela ilicitude da terceirização daqueles profissionais. Entre as irregularidades encontradas, ficou constatado que a empresa infringiu diversos dispositivos legais sobre jornada de trabalho. E por não apresentar documentação exigida, foi lavrado auto de infração contra a empresa.

UPA CASTANHAL

 Por determinação da Promotora da 4ª Vara de Justiça Cível de Castanhal, Drª Mariela Correa Hage, o Sindmepa realizou uma vistoria na UPA III de Castanhal e contatou que o local permanece com a maioria dos problemas detectados durante visita técnica do Sindicato dos Médicos em 2014. Os médicos continuam sem contrato; são obrigados a levar pacientes de ambulância para Belém; as equipes médicas seguem incompletas e piorou o assédio moral. Neste quesito, a entidade orienta os médicos a coletarem provas para ingressarmos em juízo contra os agressores.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que