Afiliado a:

Sindmepa Informa – 29.10.2017

PROIBIDO PROIBIR

A letra de Caetano Veloso cai como uma luva à prosaica portaria publicada pela Sesma esta semana e dirigida aos servidores que prestam serviços no PSM da 14. Grupos de WhatsApp que “representam os profissionais de saúde do hospital Mário Pinotti” só poderão ser administrados por coordenadores de clínicas ou diretores. O comunicado, que faz recordar a época da ditadura, enfatiza: “Quaisquer grupos que veiculem informações ou representem a instituição sem a devida autorização da Direção Geral serão considerados ilícitos e poderá ser instaurado processo administrativo para apurar possíveis danos à administração”. E a liberdade de expressão, onde fica?

CORTES

A Sesma acaba de jogar a pá de cal na já morimbunda relação com os médicos. Anunciou esta semana a redução de 1.400 para 1.122 no número de plantões extras pagos mensalmente para plantonistas do PSM da 14. Isso em um hospital que não tem sequer 40% de médicos em seu corpo funcional, obrigando-o a lançar mão de plantonistas eventuais para dar conta da demanda astronômica. O quadro agrava-se com a chegada cada vez maior de micro-ônibus do interior cheios de pacientes. Já se pode antever o que vai acontecer com o atendimento ao pobre usuário do SUS.

AMIGO DA MULHER

Na última quinta-feira, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizou a cerimônia de deferência do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, em reconhecimento às ações de universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher prestados à sociedade paraense. A Fundação foi uma das cinco instituições brasileiras a receber essa premiação em 2017, pela Câmara dos Deputados. Parabéns!

HOMENAGENS DO CRM

Inauguração do Memorial do CRM-Pará, Noite cultural, com vários médicos de talento; comemoração dos 30 anos da Academia de Medicina do Pará; homenagem aos médicos de Castanhal e o Baile do Médico. Tudo isso fez parte da agenda de comemorações pela passagem do Dia do Médico promovida pelo CRM-Pará na semana passada. Momento especial foi a homenagem ao dr. Alfredo Oliveira, médico e compositor respeitado de nossa terra, evento em que o Sindmepa se fez presente, representado pelo diretor Waldir Cardoso.

DELEGADOS

O Sindmepa participou, com representantes, da Plenária Estadual de Saúde que escolheu delegados para a Plenária Final, marcada para o dia 11 de dezembro. O pleito definirá as entidades que comporão o novo Conselho Estadual de Saúde. No total, o Conselho é composto por oito representantes de trabalhadores, oito dos gestores prestadores de serviços e 16 representantes de usuários. Cabe ao CES discutir e aprovar a política de saúde para o Estado do Pará. Daí a importância da participação da sociedade civil organizada.

Deixar um comentário