qui

qui

abr 18, 2024

Sindmepa participa da Caravana do SUS

A luta por um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade ganhou as ruas de Belém no dia 22 de outubro. Uma caminhada convidou a população para a Caravana do SUS, que tem por objetivo promover debates sobre a conjuntura atual da saúde, as dificuldades no aumento de investimentos públicos e dos serviços nas três esferas de governo. O evento ocorreu durante todo o dia no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
Os diretores do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Hélio Franco, João Gouveia, Luiz Sena, Waldir Cardoso e Wilson Machado participaram da caminhada e estão contribuindo para a defesa do SUS no Pará. |O SUS é uma das maiores políticas de inclusão social do mundo, só que precisa ser implementado na sua totalidade para que ele realmente atenda a todos com qualidade|, declarou João Gouveia, diretor do Sindmepa.

Além do Sindmepa, o evento reuniu lideranças políticas, gestores da área da saúde e representantes do controle social, como o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Junior, que participou da mesa de abertura e dos debates.

Outro tema debatido por todos os participantes do evento é a importância do SUS, como patrimônio social, cultural e material da humanidade. |Esta é uma das defesas do Sindmepa, pois reforça a luta pela melhoria dos serviços que hoje o SUS oferece para a população|, declarou Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa.

Para discutir os avanços e os desafios no fortalecimento do SUS no Pará e no Brasil, o evento conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Participam também representantes das secretarias de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

A Caravana do SUS no Pará é um trabalho conjunto do Conselho Estadual de Saúde (CES/PA) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com as Regionais de Saúde, Hospitais, Fundações, Corpo de Bombeiros, Coordenação Estadual de Plenárias de Conselhos de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, Colegiados de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), prefeituras municipais, sindicatos da área da saúde, entre outros.

noticias123_2