sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Situação da saúde em Parauapebas é caótica, diz secretário de saúde do município

Médicos de Parauapebas estiveram reunidos, ontem (11),  com o objetivo de compor uma pauta para levar à nova Gestão Municipal. O novo secretário de saúde do município compareceu à reunião e esclareceu dúvidas. Disse que a situação da saúde é caótica e que plantões e insalubridades devidos pela gestão anterior não foram declarados pela gestão.
Os médicos que trabalharam para a Semsa na Gestão anterior foram vítimas de uma série de calotes em seus pagamentos e na insalubridade, além de terem sido caluniados, juntamente com enfermeiros e técnicos de enfermagem de  fraudar suas cargas horárias para receber mais do que deveriam. Para concluir o ano vários foram demitidos de forma arbitrária pelo Secretário de Saúde da época, Juranduy Soares Granjeiro, sem um estudo do impacto a continuidade de serviços essenciais. Por causa das demissões o atendimento à população ficou prejudicado a ponto de setores terem praticamente fechado as portas. Os médicos demitidos e demais servidores da saúde, alguns desde o mês de outubro, não receberam os proventos relativos a rescisão do contrato.
Ao final da reunião o grupo de médicos recebeu a visita do novo Secretário de Saúde, o médico urologista, Francisco Cordeiro Leite Segundo, que respondeu a pauta.
O novo Secretário  confirmou que a situação da saúde é crítica, que as dívidas deixadas pela Gestão anterior são de mais de 50 milhões e que o que foi repassado à comissão de transição não foi compatível com a realidade encontrada. A cada dia novos problemas tem sido encontrados e por isso a dificuldade de conseguir fazer uma programação sobre os pagamentos atrasados. Disse que pelo montante de dívidas provavelmente a alternativa será de pagamento parcelado. Ainda há grande possibilidade de decretar estado de calamidade, caso não se encontre uma saída para quitar as dívidas. Os médicos e outros profissionais essenciais que foram demitidos já estão sendo recontratados.
O secretário ainda afirmou que está vendo junto à Procuradoria do Município um novo modelo de contrato, pois atualmente os médicos estão todos com contratos que não especificam suas cargas horárias reais, funções e lotações.
A notícia ruim foi que sobre os plantões e insalubridades que não foram pagos nos anos anteriores, que estes não foram declarados pela Gestão anterior e realmente serão considerados calote. Desta forma, os valores devidos só poderão ser pagos por demanda judicial.
Devido a situação calamitosa os postos de saúde que ainda estão funcionando meio período vão continuar assim até o final do planejamento financeiro para evitar problemas nos meses vindouros. Pois há urgência em repor insumos básicos no Pronto Socorro.
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que