qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

TCU constata realidade explicitada há anos pelas entidades médicas

O  Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu, durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no Senado Federal, a  falta de médicos nas cidades do interior brasileiro. De acordo com estudo do TCU, em 2013, a taxa de médicos registrados por 10 mil habitantes nas capitais era de 42,2, contra 19,5.

A concentração de médicos nas capitais e grandes cidades é uma realidade pela falta de políticas públicas consistentes e estruturantes que garantam a presença de profissionais médicos nos vazios assistenciais e municípios com menos de 20 mil habitantes, que são maioria no país. A constatação do TCU ratifica a falência do Programa Mais Médicos como estratégia para melhorar a distribuição de médicos.

A Federação Médica Brasileira (FMB) e demais entidades médicas nacionais defendem a carreira médica de estado nos moldes do judiciário e forças armadas como forma de suprir a carência destes profissionais.

“Nossa proposta é que a Carreira Médica de Estado seja apenas para a Atenção Primária no escopo do programa Estratégia Saúde da Família. Propusemos ao Ministério da Saúde realizar um debate técnico sobre a possibilidade da adoção deste sistema, mas não obtivemos resposta positiva, infelizmente”, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

Tramita no Congresso a proposta de Emenda Constitucional (PEC 454/2009) que cria a carreira médica federal e que está pronta para ser votada.

Saiba mais sobre o assunto AQUI

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que