qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Remuneração digna já

Que o setor de saúde no Estado não vai bem, todo mundo já sabe. O que nem todos sabem é que o profissional que está na linha de frente da situação não é bem remunerado e vive o dilema de não poder exercer a sua missão de salvar vidas por falta de melhores condições salariais: os médicos. Para o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) uma das saídas é a implementação do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos(PCCV).

|Osmédicos no Pará não são valorizados, enquanto os demais estados daregião Norte já implementaram o seu PCCV o Pará não tem nem um estudo fechado para um Plano no Estado|, declarou Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa e coordenador do PCCV da Federação Nacional dos Médicos(Fenam).

A falta de uma carreira e remuneração digna para os médicos acarreta em vários fatores relacionados ao setor saúde como a falta de médicos no interior, o não preenchimento das vagas dos concursos, a escassez de médicos especialistas em hospitais de referência, entre outras, que acabam prejudicando diretamente a população.

Além disso, a saúde dos profissionais médicos está cada vez mais prejudicada, pois para manter um razoável nível de vida para ele e sua família, se sujeita a dar plantões de 24 horas, ter pelo menos três empregos, o que compromete a qualidade de vida e a atualizaçãoprofissional.

|A implementação do PCCV, como o pensado pela Fenam, atende a todas essasespecificidades do profissional médico, que leva, no mínimo, 10 anos para se formar e se especializar e hoje chega a ganhar em torno R$1.600,00|, esclarece Cardoso.

Na maioria dos Estados do país a grande dificuldade é ter um sistema de saúde de qualidade no interior, na região Amazônica o caso se agrava, pois a falta de médicos pode prejudicar ainda mais o caso dos pacientes, que muitas vezes não resistem à transferência para acapital via helicóptero, barco, ambulâncias, e morrem.

Hospitais lotados e em péssimas condições, falta de equipamentos e medicamentos,baixa remuneração, sobrecarga de trabalho, falta de atualização. São alguns dos problemas que hoje vivem os médicos sem carreira do Pará.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que