sáb

sáb

abr 20, 2024

22 de março – Dia Mundial da Água

Em 2016, o tema escolhido é Água e Empregos: investir em Água é investir em Empregos.

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

O tema para este ano propõe que tomadores de decisão implementem o uso sustentável e consciente dos recursos hídricos. Na mesma data será lançado o relatório de desenvolvimento mundial sobre o tema água, em Genebra, Suíça. A ONU também já definiu os focos dos debates nos próximos dois anos: Água Residual e Soluções Naturais para a Água.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

009 banner dia mundial da agua

Fonte: ANA