WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 09.02.2020

0

SANTARÉM

Médicos de Santarém estão em pé de guerra com a prefeitura municipal, que após assinar um TAC com o Ministério Público, decidiu exonerar todos os temporários e passá-los para a responsabilidade de uma OS. Médicos que atendem o hospital Municipal e a UPA 24 horas já foram pejotizados e agora a gestão quer pejotizar a atenção básica. Nossa assessoria jurídica já foi enviada para reforçar a equipe de Santarém para as ações necessárias à defesa dos colegas.

CORONAVÍRUS

Realizamos na última quinta-feira uma mesa redonda sobre o novo coronavírus, com a participação das médicas Tânia Chaves, da Sociedade Paraense de Infectologia, Veronilce Borges, pela Secretaria Municipal de Saúde, e nossa diretoria Helena Brígido, também membro da SPI. Não há razão para pânico diante do avanço do vírus, mas devemos estar bem informados e preparados para a possibilidade de chegada dele ao Brasil. Manter hábitos de higiene básicos como lavar as mãos com sabão ao chegar em algum ambiente e ficar de olho nos sintomas em casos de pessoas oriundas de áreas onde o vírus já se manifestou, são providências necessárias para a prevenção.

PREFEITO

A diretoria colegiada do Sindmepa aprovou envio de ofício ao prefeito Zenaldo Coutinho solicitando uma audiência para discutir reajuste da remuneração e plantões extras pagos aos médicos do município. Com salário base abaixo do mínimo, os médicos do município têm remuneração bem abaixo da média nacional e amargam gratificações congeladas já há 16 anos, como a Amat, gratificação do PSM do Guamá.

CÉSAREAS

Assembleia Legislativa do Estado aprovou lei – lamentavelmente sancionada pelo governador – que é um verdadeiro estímulo à realização de partos cesarianos, contrariando toda a orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que defende o parto normal como a melhor opção para mães e bebês. Não existe justificativa para se criar leis que estimulem mulheres a fazer partos cesáreos. As cesarianas são necessárias e devem ser indicadas pelos médicos assistentes das grávidas, nunca a primeira opção de gestantes.

PARALISADOS

Médicos pediatras do Hapvida da Bahia decidiram paralisar as consultas ambulatoriais desde a última sexta-feira. É que a empresa alterou regras de contrato sem qualquer aviso prévio. Uma das mudanças é o aumento do prazo de retorno para 60 dias, além da redução na remuneração. Os médicos deliberaram ainda, que haja pagamento retroativo referente às consultas de retorno realizadas em prazo superior a 30 dias, ocorridas nos meses de novembro e dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

CAPITÃO TORNADO

A Viagem do Capitão Tornado, de Ettore Scola, é o filme que vai ao ar no Cineteatro do Sindmepa na próxima terça, 11. O filme, de direção italiana, mostra o último e faminto herdeiro da família Sigognac, que deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do Rei. Seduzido pela bela Serafina e pelo amor de Isabelle, o jovem Sigognac dará início às suas aventuras. É às 19h, com entrada franca.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará