WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 07.06.2020

0

NAMORADOS
A Quarta musical desta semana homenageia os namorados, com a apresentação de Dayse Addario e Ziza Padilha no perfil do músico no Instagram, @ziza_padilha. Durante a apresentação, o casal estará divulgando uma vaquinha solidária para arrecadar fundos e ajudar músicos, autores e intérpretes que dependem de seus trabalhos artísticos, mas estão com dificuldades devido às restrições no combate à Covid-19.  A transmissão tem início às 19h30. Não perca!

DENÚNCIAS
Fechamos o mês de maio contabilizando 19 denúncias feitas no site do Sindmepa nos dois últimos meses por profissionais de saúde. As denúncias, que incluem condições de trabalho, assédio e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foram fundamentais para municiar nosso setor jurídico na  defesa de melhores condições de trabalho e remuneração em diversas audiências realizadas com a presença de representantes do Ministério Público, do governo do estado, Prefeituras, entre outras instituições.

MPT PERGUNTA
E nesta semana recebemos notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) com objetivo de saber como andam as condições de trabalho oferecidas pelos hospitais particulares de Belém. Mas para responder a esta demanda, o Sindmepa necessita de contribuições dos médicos do Pará que atuam em hospitais privados. Estão valendo opiniões, sugestões, críticas, denúncias e tudo o mais que se encaixar no caso. Temos dez dias para enviar ao MPT nossas contribuições. Quem quiser contribuir, entre em nosso site, vá na opção Demandas e mande seu recado.

SANTARÉM
Por conta de denúncias formuladas pelo Sindmepa e outras entidades de trabalhadores da saúde, o Ministério Público do Estado (MPE) vem instaurando ações e procedimentos para apurar irregularidades no funcionamento do hospital de Campanha de Santarém. Esta semana o MP ajuizou ação civil pública para que o Instituto Panamericano de Gestão (IGP), Organização Social que administra o Hospital, adquira 40 kits respiradores e contrate pessoal apto para operar os equipamentos.

DECRETO
A diretoria colegiada do Sindmepa manifestou preocupação com as medidas de afrouxamento do isolamento no estado do Pará, determinadas pelo governo do estado e Prefeitura de Belém. Estudo de um grupo de pesquisadores da UFPA concluiu que não temos elementos para afirmar que estamos em fase de queda da curva da pandemia no Estado. Estatísticas mostram Belém como a capital de maior taxa de mortalidade pela Covid do Brasil. Além disso, o Pará figura como um dos estados de maior mortalidade de médicos do País. Por tudo isto, recomendamos que as pessoas mantenham o isolamento e só saiam de casa para aquilo que for realmente essencial.

CRÉDITO ESPECIAL
Veio em boa hora a iniciativa do senador Eduardo Girão, do Podemos (CE), que estabelece a criação de uma linha especial de crédito de até R$ 100 mil para profissionais liberais, incluindo médicos e outras categorias profissionais que tiveram enormes prejuízos com as limitações impostas pela pandemia. Com baixa taxa de juros e um bom prazo de carência para começar a pagar, o crédito pode ser uma saída. O PL foi aprovado pelo Senado, mas ainda vai passar pela Câmara.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará