qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Hospital de Tucuruí precariza serviços e omite informações

Administrado pela OS Diretrizes, a unidade do município vem sendo alvo de uma série de denúncias . Pedidos de informações feitas pelo Conselho Municipal de Saúde são ignoradas.

Responsável pela administração do Hospital Regional de Tucuruí, a Organização Social Diretrizes (OS) tem sido alvo de uma série de denúncias, feitas ao conselho Municipal de Saúde, por parte dos usuários.
Apesar dos anúncios de que a nova gestão melhoraria o atendimento o que ocorreu, segundo pacientes e profissionais que atuam no hospital, foi exatamente o contrário. Uma das primeiras medidas foi a mudança de status do hospital que deixou de ser porta aberta e passou a receber apenas pacientes referenciados. O problema é que a regulação nega leitos e os doentes são obrigadas a fazer o tratamento fora do domicílio.

As informações são que antes de maio, quando a Diretriz assumiu, o hospital era gerido com menos de R$ 2 milhões mensais para atender aproximadamente mil pessoas. Hoje a OS recebe R$ 7 milhões e não atende metade do que era antes. Outro problema frequente é a falta de máquinas tipo autoclave que têm quebrado reiteradamente. “A direção persegue servidores concursados para que não falem a verdade do que está acontecendo no hospital. Os diretores vieram do Estado do Amazonas com intuito de nos coagir”, diz uma servidora afirmando que hoje, o hospital sequer tem alvará de funcionamento da vigilância sanitária.

Entre 28 de maio e 1º de setembro, o Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí enviou, à OS Diretrizes, sete ofícios com pedidos de informações sobre a gestão do hospital. Todos solenemente ignorados.

O pedido de ajuda dos pacientes e profissionais que atuam em Tucuruí chegou, nesta semana, ao Sindicado dos Médicos do Pará que, amparado na lei da transparência vai reiterar os pedidos de informação à OS. Entre os dados solicitados devem estar, por exemplo, relatório interno de compra de remédios, matérias técnicos, leitos oferecidos, número de profissionais e atendimentos realizados. Caso não haja retorno, o Sindmepa não descarta ingressar com ação judicial para garantir que o Conselho Municipal de Saúde tenha acesso aos dados que são fundamentais para acompanhamento dos serviços de saúde no município.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que