WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Dia Mundial da Saúde chama atenção para cuidados físicos e mentais em meio à pandemia

0

O Dia Mundial da Saúde celebrado neste dia 7 de abril, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948 e este ano tem como tema “Construção de um mundo mais justo e saudável”. Segundo a OMS, é de extrema importância que os líderes de cada país garantam a equidade na saúde, sendo este um dos meios para vencer a pandemia de Covid-19.

Este é o segundo ano em que a data é celebrada em meio à pandemia e novamente a celebração visa ampliar a atenção para os cuidados e reforçar os hábitos de proteção contra o novo coronavírus. As recomendações para enfrentar a segunda onda do vírus seguem sendo eficazes e por isso, indispensáveis. Entre elas o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. É importante lembrar que, mesmo após receber a vacina contra o vírus, os cuidados devem ser mantidos.

De acordo com o conceito definido pela OMS, “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Por isso, é necessário manter os cuidados com a saúde mesmo na ausência de sintomas relacionados à pandemia. Entre os cuidados com o bem-estar físico estão uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Já o cuidado mental inclui técnicas de relaxamento e respiração.

Porém em casos de extrema preocupação, procure ajuda psicológica, pois medo, insegurança, ansiedade, tristeza e irritabilidade são sentimentos experimentados ao longo desta pandemia. Realizar exercícios em casa pode ser uma boa alternativa para aliviar as tensões do dia-a-dia. Mas escolha uma atividade na intensidade do seu condicionamento físico, respeitando seus limites, para evitar lesões.

Com informações de O Povo online

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará