WhatsApp: (91) 8895-3102
Afiliado a:

Sindmepa Informa – 30.10.2022

0

ATRASOS

O Sindmepa solicitou reunião, em caráter de urgência, com a Sesma para tratar de pagamentos atrasados dos médicos, em alguns casos há vários meses, e da falta de condições de trabalho nos hospitais e UPAS do município. As reclamações incluem falta de recolhimento do lixo hospitalar, falta de medicamentos básicos, falta de alimentação, inclusive água potável para beber. Um governo que ainda não chegou à metade do seu mandato e já está nestas condições, imaginem quando chegar ao fim dele.

DENÚNCIA

Médicos pediatras do Hospital Abelardo Santos e Hospital Infantil Octávio Lobo denunciam ao Sindmepa que estão sem receber os salários de setembro e outubro. Segundo relatos, estão sem previsão de pagamento e sem retorno da Sespa. As OSs que administram os serviços informam que não houve repasse do governo. É cada vez mais frequente o descaso com os profissionais da saúde.

CONSULTA

O Conselho Federal de Medicina abriu Consulta Pública a toda a população para receber contribuições sobre a atualização da Resolução nº 2.324/2022, que trata dos critérios para a prescrição do canabidiol no País. Os interessados em participar terão entre 24 de outubro a 23 de dezembro de 2022 para apresentar suas sugestões através de uma plataforma eletrônica. Esta é a segunda consulta pública aberta pelo CFM sobre o tema. Acesse aqui: https://bit.ly/3TPPT04

ALERTA

A Sesma divulgou nota técnica alertando para um possível aumento de casos de covid na capital paraense. A Sesma informou que observou um aumento de atendimento de pessoas com síndrome gripal na rede de saúde do município. A causa podem ser as grandes festividades culturais e religiosas que ocorreram recentemente no município, com alta circulação de pessoas. A Sesma orienta que, em caso de sintomas gripais há pelo menos três dias, a população deve realizar teste para detecção de covid-19. Não vamos deixar a covid voltar.

CÂNCER DE PULMÃO

Pesquisa inédita lançada pela biofarmacêutica AstraZeneca, em São Paulo, revelou que a maioria dos brasileiros desconhece a gravidade do câncer de pulmão: apenas 15% citaram a severidade da doença, ante 24% do total na América Latina. O câncer de pulmão é o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Outro dado alarmante é a quantidade de cigarros que os brasileiros fumam por dia: 39% fumam 11 ou mais cigarros por dia. O tabagismo, ativo ou passivo, está ligado a 80% dos casos da doença.

EXPRESSO SINDMEPA

Estreia em novembro um novo formato do Expresso Sindmepa. Será um videocast semanal gravado com um convidado especial, em quatro episódios de cerca de 20 min cada, abordando assuntos de interesse da saúde, inclusive da política de saúde x sindicalismo médico. Prepare seu cafezinho para assistí-lo todas as semanas a partir desta sexta-feira, 04.

AGENDA CULTURAL

O Cine Sindmepa desta terça, 1°, exibe o filme vencedor de três Oscar, incluindo melhor fotografia, “Zorba – O Grego”, de Michael Cacoyannis. No longa, o autor inglês Basil encontra Zorba que o ensina a como aproveitar a vida, mesmo sob as circunstâncias mais difíceis. A sessão tem inicio às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa. E por conta do feriado de finados, a Quarta Musical retorna no dia 09 de novembro com um recital de canto lírico.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará