sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Médico não pode ser trocado por reivindicar direitos

Artigo 18º do Código de Ética Médica: É vedado ao médico aceitar emprego deixado por colega que tenha sido exonerado sem justa causa, salvo anuência do Conselho Regional no qual tenha a sua inscrição.
Fica claro no artigo mencionado acima, sem qualquer margem para dúvidas, que a ação de aceitar plantões deixados por colegas exonerados sem justa causa, é passível de punição. É bom ressaltar que entre as razões para o médico deixar o plantão podem estar o constrangimento no local de trabalho, assédio moral, atraso de pagamento de plantões, entre outros.
Em Ananindeua temos um caso clássico de médicos sofrendo assédio e humilhações diversas e sob ameaça constante de serem substituídos por outros colegas, apenas por reivindicar o direito básico de receber pelos plantões realizados e em atraso desde outubro.

E, para surpresa nossa, a empresa contratadora – que aliás usa de subterfúgios nada convencionais para manter médicos “associados”- oferece pagamentos de plantões à vista a substitutos numa manobra para evitar a paralisação dos atendimentos, previamente comunicada às entidades competentes e à população. Como assim não pode pagar os plantões em atraso por três meses e paga à vista plantões para substitutos?

Embora esteja consolidado no Código de Ética Médica, nós do Sindmepa reafirmamos: a solidariedade entre colegas de profissão é um dos pilares básicos do compromisso profissional e da boa prática da medicina. Não se pode trocar um médico porque está questionando condições de trabalho ou pagamentos de plantões atrasados.

O Sindmepa declara seu veemente protesto contra o desrespeito, descaso, a falta de compromisso da empresa Health & Care para com os médicos que atuam nas unidades de saúde de Ananindeua. E reitera todo seu apoio aos colegas médicos envolvidos. Aos que denunciaram a tentativa de cooptação de plantonistas, nossa consideração e amizade. Assinamos embaixo da mensagem enviada por um colega que sofreu tentativa de suborno, mas recusou fazer plantões.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que