seg

jul 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

jul 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Congresso Acadêmico Sindical da FMB evidencia força da participação estudantil

O Sindicato dos Médicos do Pará abre as portas para receber a primeira edição do Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira – FMB, na manhã desta sexta-feira (28). O evento recebe lideranças médicas e acadêmicas ligadas à FMB em Belém, primeira sede da Federação, até sábado (30). Os dois dias de evento serão transmitidos ao vivo nos perfis: @PortalFMB e @Sindmepa, no Instagram.

A mesa de abertura do Congresso contou com a participação do Diretor do Sindmepa e primeiro Presidente da FMB, Waldir Cardoso, da Diretora Geral do Núcleo Acadêmico do Pará, Mariana Quaresma, a Presidente do Conselho Regional de Medicina, Tereza Cristina Brito e do Presidente da Federação Médica Brasileira em exercício, Fernando Mendonça.

Waldir Cardoso destacou o empenho do Núcleo Acadêmico do Sindmepa na organização do evento e a participação estudantil no sindicalismo médico. “Os estudantes nos surpreendem com a sua organização, visão de futuro e com o que nos propõem. Desejo que esta seja a primeira de muitas edições do Congresso Acadêmico Sindical. Que os debates nos tragam a renovação que tanto buscamos e que precisamos”, discursou.

A presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PA), Tereza Cristina Brito também falou sobre a importância da participação dos estudantes de medicina nas discussões promovidas por entidades médicas para se criar laços, conectar lutas e criar estratégias para atuar em prol da categoria.

Para o presidente da FMB, Fernando Mendonça a realização do evento reforça o comprometimento da Federação não só com o futuro da profissão, mas desde já, com o presente. “A diferença nós estamos fazendo agora. Está na hora de passar o bastão. Passar para quem tem garra e quer lutar”, reforçou.

CONFERÊNCIA

A médica e ex-coordenadora geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo Costa proferiu a primeira conferência do evento acerca da importância da atuação dos acadêmicos no sindicalismo médico. Em sua apresentação, Brenda Melo falou sobre sua experiência enquanto acadêmica e como sua visão de carreira ampliou após as vivências no Núcleo Acadêmico do Sindmepa.

Brenda Melo ainda evidenciou a importância da participação acadêmico na luta por garantia de direitos e condições básicas de saúde. Durante sua atuação no Núcleo, a jovem médica teve a oportunidade de representar o Sindmepa junto aos colegas na Universidade.

“Muitos acadêmicos pensam que não irão enfrentar dificuldades, porque durante a faculdade não se prepararam para lidar com os desafios da carreira médica. Mas quando você defende a classe, você defende seus direitos, seu futuro”, frisou.

LANÇAMENTO

A abertura do Congresso também contou com o lançamento da 6° Conferência Internacional de Sindicatos Médicos que será realizada em Fortaleza, de 1 a 3 de maio de 2025. O evento foi apresentado ao público pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Maximiano Muniz Aguiar. O médico relembrou quando entrou no movimento sindical por meio do Sindicato Estudantil do seu estado e convidou os presentes para o evento do próximo ano.

RESIDÊNCIA

A programação ainda recebeu o médico neurologista e Conselheiro Federal pelo Pará, Hideraldo Cabeça para o Bate-papo sobre especialidades médicas, acesso direto e subespecialidades. Hideraldo Cabeça apresentou um panorama da Demografia Médica relacionado a demanda e oferta de vagas em residência médica no estado do Pará ao longo dos anos e abriu o espaço para responder aos questionamentos do público.O médico parabenizou a discursão do tema no evento, reforçando aos acadêmicos a importância de se aprofundar na área que deseja seguir carreira.

“Foi de suma importância falar com eles sobre o ingresso na residência médica, sobre o título de especialista, formatação e legislação. É muito importante para auxiliar na tomada de decisão, porque equívocos acontecem justamente pela falta desse conhecimento. Trazer essa realidade, nesse momento em que eles ainda irão participar do processo, é fundamental e eu parabenizo a iniciativa”, resumiu o médico.

O I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira segue na tarde desta sexta-feira (28) com a mesa redonda sobre Direito Médico e Bioética. Acompanhe a transmissão ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa e @PortalFMB.

Veja mais

Mais populares: