O Sindmepa recebe na próxima quarta-feira (19), a Companhia Teatral Quixotes Del Grão Pará. O grupo exibirá ao público do Sindmepa a peça “Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa”, um espetáculo criado em 2014 com o objetivo de manter a tradição do boi-bumbá paraense. A apresentação terá início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro.
O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa é um espetáculo regional que realiza apresentações especiais durante a quadra junina. O médico e diretor da peça, Admilson Medeiros conta que a Companhia busca evoluir a apresentação sem modificar as principais características dos personagens que fortalecem a cultura paraense.
“Como sugeriu nosso folclorista e poeta Bruno de Menezes, ao defender no Primeiro Congresso Brasileiro de Folclore realizado em 1951 no Rio de Janeiro, a tese da matriz africana do nosso boi-bumbá, diferente do bumba-meu-boi nordestino incluímos na sua apresentação um auto cômico-dramático”, ressalta.
Além da direção da peça, Admilson Medeiros também é responsável pela criação do texto dramatúrgico e interpreta o personagem Bento Memória na peça.
Peça teatral “Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa”
Realização: Grupo Quixotes Del Grão Pará
Entrada franca
Dia: 19 de junho de 2024
Hora: 19h
Local: Cineteatro Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999