A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) realizam nesta sexta-feira (9), o evento “Debates Preparatórios para a COP 30”, a partir das 9h, no auditório da ALEPA. A programação faz parte do cronograma de eventos que antecedem a Conferência do Clima da ONU em 2025, e discutirá o papel da comunidade discente, visando destacar a importância da União Nacional dos estudantes (UNE) no contexto da COP 30.
O Sindicato dos Médicos do Pará participará do evento representado pelo Vice-Diretor do Núcleo Acadêmico, Hugo Oliveira. O discente fará parte da mesa redonda que discutirá Movimentos Sociais para falar sobre a interface entre saúde e meio ambiente e a importância da presença dos acadêmicos nos debates.
Hugo Oliveira explica que apresentará o conceito de “One Health” e a visão no contexto amazônico, além de falar sobre gestão no Núcleo Acadêmico e sua atuação no cenário estadual. Para o diretor, é importante incluir também o setor de saúde nas discussões sobre a COP 30.
“A minha expectativa é mostrar ao público o quão comprometido está o Sindicato dos Médicos, e o Núcleo Acadêmico, com as discussões da COP 30. Estamos buscando mostrar que o setor de saúde também precisa estar incluído nessa discussão. O Sindmepa está atuante na formação de novos líderes na região amazônica. O mundo vai olhar para a região e ver que tem pessoas comprometidas e qualificadas para levar o debate à frente”, reforça o Hugo Oliveira.