A Sociedade Paraense de Pediatria está com inscrições abertas para o II Fórum de Saúde do Escolar, que será realizado em formato híbrido, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Sindicato dos Médicos do Pará. O evento destinado a pais, médicos, acadêmicos de diversas áreas, professores, pedagogos e outros profissionais, tem como objetivo debater sobre a saúde das crianças nos primeiros mil dias até a idade escolar. O Fórum de Saúde do Escolar será realizado no auditório do Sindmepa, nos dias 13 e 14 de setembro. As inscrições já estão disponíveis em: https://bit.ly/3SC1CRI
A programação do II Fórum de Saúde do Escolar será realizada online e presencialmente, com mesas redondas, conferências e miniconferências, além de momentos específicos para discutir as pautas de cada programação. O evento tem como tema: “Atenção integral de crescimento e desenvolvimento nos primeiros cinco anos de vida: ênfase aos fatores perinatais, monitoramento do desenvolvimento no contexto de saúde, educação e garantias de direitos fundamentais”.
A mesa de abertura do Fórum discutirá o contexto para reduzir a mortalidade infantil nos menores de cinco anos de idade, com a participação da pediatra, Ana Cristina Guzzo e da doutora em Ciências da Saúde – Concentração Saúde da Criança e do Adolescente, Maria Albertina Santiago Rego.
A Conselheira Fiscal do Sindmepa e Presidente da Sociedade Paraense de Pediatria, Vilma Francisca Hutim participará do evento como expositora na mesa redonda sobre atenção perinatal e atenção à saúde da criança nos primeiros anos de vida. Além disso, a pediatra coordenará a miniconferência sobre os desafios na identificação e condução de bullying e violência no ambiente escolar, que também contará com a participação do Presidente do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Abelardo Bastos Pinto Júnior.
Vilma Hutim conta que a primeira edição do Fórum foi realizada no ano passado e contou com 400 participantes. O evento dá ênfase a visão ampliada de saúde, educação e habitação, abordando a prevenção das doenças com vacinas, identificação precoce de possíveis transtornos de desenvolvimento, e etc.
Dessa vez, o evento conta com o apoio do Sindmepa, onde serão disponibilizadas 70 vagas presenciais e também vagas online. O Fórum de Saúde do Escolar discutirá questões relacionadas ao pré-natal adequado, da triagem neonatal, ao monitoramento do desenvolvimento infantil, além da importância da nutrição com aleitamento materno e alimentação saudável
“Será um evento híbrido com a participação do dr Abelardo Bastos, de três profissionais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além dos participantes regionais. Então dentre os temas, nós temos vários de interesse da saúde, da educação e da equipe multiprofissional. Será um evento amplo de atenção a saúde e segurança da criança na idade escolar”, resume Vilma Hutim.