qua

out 9, 2024

Search

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

out 9, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Fórum reúne profissionais para debater saúde das crianças

O Sindmepa recebeu, no último fim de semana, o II Fórum de Saúde do Escolar, realizado pela Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape). O evento, realizado em formato híbrido, com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Sindicato dos Médicos do Pará, teve o objetivo de dialogar com pais, médicos, acadêmicos de diversas áreas, professores, pedagogos e outros profissionais, sobre a saúde das crianças nos primeiros anos até a idade escolar.

Com o tema: “Atenção integral de crescimento e desenvolvimento nos primeiros cinco anos de vida: ênfase aos fatores perinatais, monitoramento do desenvolvimento no contexto de saúde, educação e garantias de direitos fundamentais”, a mesa de abertura do Fórum, na sexta-feira (13), tratou sobre a redução da mortalidade infantil nos menores de cinco anos de idade, com a pediatra Ana Cristina Guzzo e a participação online da doutora em Ciências da Saúde – Concentração Saúde da Criança e do Adolescente, Maria Albertina Santiago Rego.

A presidente da Sopape e diretora do Sindmepa, Vilma Hutim, foi expositora na mesa redonda sobre atenção perinatal e atenção à saúde da criança nos primeiros anos de vida. Além disso, a pediatra coordenou a miniconferência sobre os desafios na identificação e condução de bullying e violência no ambiente escolar, que teve a participação do presidente do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Abelardo Bastos Pinto Júnior.

O II Fórum de Saúde do Escolar também recebeu a participação presencial da juíza da 1° Vara da Infância e da Juventude de Belém, Dra. Rubilene Silva do Rosário, na miniconferência sobre garantias de direito da criança escolar.

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa também participou do evento com os diretores Hugo Oliveira, Sarah Câmara e João Benjamin, responsáveis pela realização do Colóquio Saúde do Escolar e Controle Ambiental que encerrou o II Fórum de Saúde do Escolar, no sábado (14). A apresentação pontuou a importância da educação em saúde; o conceito de one health e a relação das doenças negligenciadas e emergentes com o desenvolvimento infantil.

“Nosso objetivo era chamar a atenção para a necessidade de atenção na formação dos novos médicos aos temas de saúde pública e sua interface com a infância, além da garantia de um ambiente mais saudável para as futuras gerações”, ressalta o diretor Hugo Oliveira.

A programação cultural do evento ficou por conta dos alunos da Escola Centro de Educação Infantil Alternativa e o Projeto Trilhas da Arte na Amazônia.

“Obrigada a todos que participaram conosco em mais esse desafio, que está envolvendo e sensibilizando várias pessoas de diferentes instituições. Agradeço aos palestrantes, além de nosso time do Pará. Mesmo em dias desafiadores, mais um Fórum com atualizações foi realizado. Agradeço à Sociedade Brasileira de Pediatria, que continua na atenção, e às filiadas. Também agradeço a grande parceria do Sindmepa e do Núcleo Acadêmico”, frisou Vilma Hutim.

Veja mais

Mais populares: