Lorena Monteiro retorna à Quarta Musical do Sindmepa com show inédito em homenagem a um dos maiores compositores e poetas brasileiros, Cartola. Acompanhada por Diego Santos, a cantora fará uma apresentação em dueto de voz e violão, onde os músicos irão exaltar letras, melodias e harmonias do grande mestre em uma apresentação única. O show no Cineteatro conta com entrada franca e também será transmitido, ao vivo, no perfil do @Sindmepa, no Instagram, às 20h.
Cantora, compositora e produtora, Lorena Monteiro cresceu em um bairro periférico de Belém, ambientada na formação cultural plural e mestiça, perpassando por diversos gêneros musicais. Sua estreia na música foi em 2015, com o grupo “Samba nosso de cada dia”, comandado pelo influente compositor Alcyr Guimarães.
Desde então, Lorena participou como voz feminina em escolas de samba de grupos especiais de Belém, como a Matinha, Quem São Eles e Rancho. A cantora também participou da criação e organização de grupos com intuitos socioculturais, como a bateria “Donas do batuque” e o coletivo “Tem mulher na roda de samba”.
De volta a Quarta Musical do Sindmepa, Lorena Monteiro conta que escolheu homenagear Cartola com um repertório de canções consagradas pelo compositor, que influenciou e continua sendo um expoente na música popular brasileira, principalmente no samba.
“Cantar Cartola, remete ao saber cultural do samba de raiz e também é uma lembrança de que o samba nasce do coração do brasileiro. Pra mim, Cartola se funde àquela frase “ninguém aprende samba no colégio”. Ele traz o saber popular a canções com sua total beleza e maestria. Esperamos que o show cause emoção, pois o universo musical de Cartola faz esse convite a adentrar nas profundezas de suas obras poéticas e musicais”, resume Lorena Monteiro.
Quarta Musical com Lorena Monteiro
Entrada franca
Dia: 6 de novembro de 2024
Hora: 20h
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999