qui

jan 23, 2025

Search

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

jan 23, 2025

Afiliado a:

Espaço Médio

Posse de nova direção da FAMED tem a participação do SINDMEPA

Os médicos Eduardo Amoras e Emanuel Oliveira representaram o Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) na cerimônia de posse dos professores doutores Cezar Augusto Muniz Caldas e Lucas Lobato Acatauassu Nunes, como diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na manhã desta quinta-feira (9), em Belém. Também esteve presente Isadora Freitas, diretora de pesquisa do Núcleo Acadêmico do SINDMEPA.

Médicos Eduardo Amoras e Emanuel Oliveira representaram o SINDMEPA na cerimônia

A nova gestão reforçou o compromisso com o progresso contínuo da FAMED, destacando a excelência no ensino para a formação de médicos capacitados e comprometidos com a promoção da saúde pública no Pará.

A estudante Isadora Helena representou o Núcleo Acadêmico do SINDMEPA no evento

Histórico e importância da UFPA

Fundada em 1957, a Universidade Federal do Pará é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento da Amazônia. A UFPA nasceu para atender às demandas de formação e pesquisa em uma região marcada por desafios sociais, econômicos e ambientais únicos. A Faculdade de Medicina, com seus 106 anos de história, precede a criação da própria universidade e carrega um legado de dedicação à formação de profissionais que atuam em todo o estado, especialmente em áreas remotas e vulneráveis. O impacto da UFPA ultrapassa a educação: ela é essencial para o fortalecimento das políticas públicas, a geração de conhecimento regional e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Celebração da história e homenagem aos professores

A cerimônia de posse foi ainda mais significativa por coincidir com a celebração dos 106 anos do curso de Medicina da FAMED, marco histórico que reforça o papel fundamental da faculdade na formação de gerações de médicos. Além disso, o evento comemorou os dois anos da instalação do Instituto de Ciências Médicas, ampliando o alcance acadêmico e científico da universidade. O momento também foi marcado por uma homenagem aos médicos que se aposentaram da função de professor da FAMED, reconhecendo sua inestimável contribuição para a formação de grandes profissionais que atuam em benefício da população.

Durante a cerimônia, o professor doutor Eduardo Amoras Gonçalves, que representou o SINDMEPA e também é docente da UFPA há quase 30 anos, destacou a relevância histórica e social da faculdade.

Professores da FAMED, entre eles, o Dr. Eduardo Amoras, membro do SINDMEPA, prestigiaram a posse da nova direção da faculdade

“A Faculdade de Medicina da UFPA é mais do que uma instituição de ensino. É um pilar essencial da saúde pública no Pará, uma fonte de esperança para quem mais precisa e um farol de conhecimento para a Amazônia. Ver nossos alunos se transformarem em médicos que fazem a diferença na vida das pessoas é a maior recompensa que podemos ter como docentes. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e de, hoje, testemunhar a transição de uma nova gestão que certamente levará adiante o compromisso de formar médicos humanos e capacitados para enfrentar os desafios de nossa região”, declarou o Dr. Amoras.

O evento foi um momento de renovação, celebração e reconhecimento, reforçando o compromisso da FAMED com a educação, a saúde e o desenvolvimento do Pará.

Veja mais

Mais populares: