seg

mar 24, 2025

Search

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

mar 24, 2025

Afiliado a:

Espaço Médio

Lançamento de livro aborda parasitismo por helmintos do gênero Lagochilascaris e doenças negligenciadas

Na noite da última quinta-feira (20), foi lançado o livro Parasitismo por helmintos do gênero Lagochilascaris em seres humanos e em animais domésticos e silvestres, escrito pelos médicos Dr. Raimundo Nonato Queiroz de Leão, Dr. Habib Fraiha Neto e Dra. Aline Carralas Queiroz de Leão. A obra, que tem prefácio da Dra. Cléa Nazaré Carneiro Bichara, membro da Academia de Medicina do Pará, e apresentação do Dr. Alessandre de Jesus Beltrão Guimarães, presidente da Sociedade Paraense de Infectologia, foi um marco no debate sobre doenças negligenciadas.

A Dra. Aline Carralas, uma das autoras do livro, explicou a motivação por trás da obra: “O que realmente motivou a escrita foi a necessidade de registrar toda essa experiência de pesquisa e prática clínica, com todos os registros de casos e novidades em relação à epidemiologia e diagnóstico. Queríamos deixar tudo concretizado em uma obra para que outros profissionais de saúde possam usufruir de toda essa informação acumulada ao longo de décadas de pesquisa. Eu pude contribuir agora na concretização desse livro, e com certeza, o objetivo maior é difundir o conhecimento sobre essa parasitose, que é uma doença que pode ser considerada negligenciada e ainda pouco lembrada na assistência médica no Brasil.”

Ela ressaltou também a relevância da obra para a prática clínica, especialmente na região amazônica. “Profissionais de saúde da Amazônia podem se deparar com casos clínicos de Lagochilascaríase que muitas vezes são diagnosticados erroneamente como câncer, miíase ou tuberculose. Isso causa atrasos no tratamento, prejudicando a saúde do paciente. A ideia é que o livro ajude a incluir essa doença no rol de diagnósticos diferenciais, especialmente para médicos, enfermeiros e profissionais de biomedicina.”

O Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa) esteve presente no evento, com o diretor de comunicação, Dr. Eduardo Amoras, destacando a importância da obra para a compreensão e combate às doenças negligenciadas. “O impacto dessas doenças é muito grande. A Lagochilascaríase, por exemplo, é subestimada, e o diagnóstico ainda é tardio. Por isso, o livro é de extrema relevância”, afirmou Dr. Amoras.

Durante o evento, também foi destacado o papel inovador do Dr. Raimundo Leão na pesquisa sobre a Lagochilascaríase e outras doenças negligenciadas. O Dr. Habib Fraiha Neto enfatizou a importância do diagnóstico precoce para evitar perdas de vidas causadas pela falta de tratamento adequado.

O lançamento do livro representa um avanço no estudo e na conscientização sobre doenças parasitárias que ainda carecem de mais atenção no meio médico e acadêmico. O Sindmepa reafirma seu compromisso com a divulgação de pesquisas e iniciativas que visem à melhoria da saúde pública e ao fortalecimento da medicina no Estado.

Veja mais

Mais populares: