qui

mar 20, 2025

Search

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 20, 2025

Afiliado a:

Espaço Médio

Novos casos de Mpox fora da África levam OMS a manter alerta Global

A mpox (antes chamada de varíola dos macacos) é uma doença viral rara, causada pelo vírus Monkeypox. Ela pode ser transmitida de animais para humanos, principalmente por contato direto com fluidos ou lesões de animais infectados, mas também pode ocorrer entre pessoas.

Nesta terça-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que novos casos da doença foram registrados em países fora da África, como China, Emirados Árabes Unidos e Tailândia.

Ainda de acordo com a OMS, até fevereiro de 2025, haviam sido confirmados 1.348 casos em laboratório, mas nenhuma morte havia sido registrada até o momento.

Em 2024, a taxa de letalidade foi abaixo de 0,5% entre os infectados e de até 2,5% entre os casos suspeitos.
A OMS declarou emergência global de saúde pública em agosto de 2023, após o aumento de casos fora da África. A variante mais comum fora da África é a clado 1b.
Na Tailândia, dois casos foram confirmados em pessoas que viajaram para os Emirados Árabes Unidos, enquanto na China, sete casos foram registrados em janeiro, com ligação a viagens ao Congo.

SINTOMAS
Os sintomas da mpox incluem febre, dor de cabeça, cansaço, inchaço dos gânglios linfáticos e erupções na pele, que se transformam em pústulas. A doença é geralmente leve, mas pode ser mais grave em crianças e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Veja mais

Mais populares: