Na tarde desta terça-feira (18), o SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Estado do Pará) se reuniu com o Secretário Adjunto de Saúde do Estado do Pará, Sipriano Ferraz, para tratar do atraso nos salários dos profissionais vinculados às unidades estaduais. Durante a reunião, o secretário se colocou à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os pagamentos atrasados e afirmou que a situação estava sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Saúde do Estado (SESPA).
Em resposta à preocupação do sindicato, a SESPA, responsável pela gestão dos hospitais da região, enviou uma nota oficial informando que os pagamentos aos profissionais de saúde estavam regularizados. A nota destaca que os repasses às empresas contratadas para a prestação de serviços médicos estão em conformidade e regularizados.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que os pagamentos foram regularizados nas unidades estaduais geridas por Organizações Sociais, entre elas:
Hospital Regional Público do Tapajós
Hospital Geral Público Castelo dos Sonhos
Hospital Regional Público Dr. Abelardo Santos
Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)
Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus
De acordo com a nota, todos os pagamentos devidos às empresas prestadoras de serviços médicos foram regularizados e estão em conformidade com os contratos de gestão estabelecidos para cada unidade hospitalar.
O SINDMEPA, entretanto, solicita que os médicos que atuam nessas unidades se manifestem diretamente ao sindicato, confirmando a efetivação dos pagamentos, para que possam dar continuidade às ações de acompanhamento e garantir que todos os direitos dos profissionais sejam devidamente respeitados.
O SINDMEPA reforça que continua à disposição para receber qualquer denúncia ou atualização dos médicos, visando sempre a defesa dos direitos dos profissionais e a melhoria das condições de trabalho no setor público de saúde do estado do Pará.