qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa vence quase 95% das ações ajuizadas e julgadas em 2016

A Assessoria Jurídica do Sindmepa apresentou relatório de atividades de 2016 revelando êxito em 94,28% dos processos ajuizados e julgados no ano passado. Composta por um grupo de advogados especializados em direito médico, a assessoria jurídica do Sindmepa contabilizou apenas 5,71% de perdas em primeira instância, situação que ainda pode vir a mudar já que ainda existe a possibilidade de recurso.

Com serviço completo de assessoramento nas esferas da justiça cível estadual e federal, penal, trabalhista e administrativa, além de assessoria especializada na defesa de médicos junto ao CRM, o jurídico do Sindmepa acompanha atualmente cerca de 400 processos ativos e nove procedimentos administrativos (inquéritos criminais e civis). Dos processos já julgados, este ano, o jurídico obteve êxito em 93,87% dos casos.

Segundo o advogado José Mourão, em 2016 houve registro de quase 500 atendimentos nos plantões jurídicos, além de acompanhamentos nas delegacias sindicais, participação em reuniões nos Ministérios Públicos, secretarias; viagem para acompanhamento e suporte jurídico em outros municípios e defesas junto ao CRM-PA e ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Uma das mais recentes vitórias alcançadas pela assessoria jurídica do sindicato foi a cobrança de diferença salarial, com pedido de tutela antecipada, em favor de um médico do HPSM da 14 de Março. O Médico teve a gratificação HPS cortada com a justificativa de que o mesmo não poderia receber duas gratificações (HPS e AMAT). Contudo, a 7ª Vara de Fazenda da Capital julgou procedente o pedido formulado pelo jurídico do Sindmepa e condenou o munícipio de Belém a pagar o abono HPS, atendendo ao princípio da irredutibilidade de vencimentos.

A equipe da Assessoria Jurídica do Sindmepa tem mais de 20 anos de experiência em direito médico e conta com especialistas e retaguarda de outros profissionais, além de correspondentes em todo o Estado do Pará e em São Paulo. Em média, são beneficiados na área jurídica mais de 40 médicos por mês.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que