A Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (04), no Sindicado do Médicos do Pará (Sindmepa), para atualizar as informações sobre o fluxo de atendimento, exames, procedimentos cirúrgicos e órteses de assistência às vítimas. No mês passado, foi registrado o quinto caso de acidente com escalpelamento nos rios da Amazônia, uma moradora de Anajás, na ilha do Marajó.
A comissão – da qual fazem parte doze entidades, inclusive o Sindmepa – aguarda a publicação da portaria atualizada com a composição da Comissão, que deve ser encaminhada para as entidades parceiras. Entre as abordagens de combate ao escalpelamento estão as ações de fim de ano – Natal e Ano Novo – previsto para o período de 19 de novembro a 20 de dezembro.
A próxima reunião está marcada para o dia 02 de dezembro, às 9h, no Sindmepa, para o fechamento das ações de fim de ano, lançamento do balanço de 2016 e confraternização de encerramento dos trabalhos da comissão.