seg

seg

set 16, 2024

O charme da música clássica movimenta a Quarta Musical

A Quarta Musical desta semana irá apoiar o concerto de estreia do quarteto de cordas “Combu String Quartet”, com direção artística da maestra Cibelle Jemima Donza. A apresentação do grupo ocorrerá nesta quarta-feira, 24, no teatro Waldemar Henrique, às 20h. O concerto também terá a participação do Octeto de Sopros da Orquestra Filma. O show será transmitido ao vivo pelo perfil do @Sindmepa, no Instagram.

O Combu String Quartet foi idealizado por Suene Ferreira, violoncelista da Orquestra Filma, e tem como fio conductor o desejo de fomentar em Belém a performance, produção e consumo de repertório contemporâneo, sec. XX e XXI, original para quarteto de cordas, se especializando nessas linguagens, ainda pouco executadas em concertos na cidade.

O quarteto é conectado à orquestra Filma, ao mesmo tempo que é autônomo na construção da própria identidade. Assim, o projeto dá início às ações de Música de Câmara endossadas pela orquestra, com seus músicos integrantes: Eryck Giacon, Luís Gomes, Thiago Rodrigues e Suene Ferreira.

O concerto de Câmara ainda contará com a participação da Orquestra Filma. Fundada em 2020, pela maestra Cibelle Donza, a Orquestra Filma tem como uma de suas filosofias a conexão entre a música e as demais linguagens artísticas, numa busca por maior integração e reflexão dos processos artísticos de nosso tempo. Assim como, promover o repertório do século XX e XXI em igualdade com o repertório tradicional.

Neste concerto, o repertório contará com Philip Glass; Dimitri Shostakovich e Igor Stravinsky, com a participação de octeto de sopros da orquestra, formado por: Victor Slayer, João Marcos Palheta, Paulo Porto, Adriano Leal, Flávio Flevions, Elielson Gomes, Benedito Jr. e Matheus Araújo.

“A escolha da peça de Stravinsky tem a ver com sua importância na história da música, pois é considerada a primeira obra a inaugurar o estilo neoclássico na música, o que tem tudo a ver com os objetivos deste concerto, que é uma ação dentro do projeto “Ateliê XXI” da EMUFPA, coordenado por mim, que visa difundir o repertório da música contemporânea, começando justamente pelas obras que são emblemáticas nesse contexto”, destaca Cibelle.

O concerto vem sendo planejado há três meses. Cibelle conta que a ideia inicial era fazer em junho, mas por questões de logística e apoio não foi possível. De acordo com a maestra, as expectativas para o concerto são as melhores possíveis, pois todos estão ansiosos para apresentar as obras de importantes compositores.

“O apoio do Sindmepa foi fundamental para que pudéssemos seguir em frente na realização deste projeto. Tivemos que postergar a data do concerto por falta de apoio. Produzir arte é sempre um grande desafio para os artistas, especialmente, para os que produzem música instrumental com essas linguagens. Desejo que outras empresas, sindicatos e associações se inspirem no Sindmepa, ampliando suas visões e tendo igual sensibilidade em perceber a importância da música e do artista na sociedade e fomentem cada vez mais ações como essas”, resume.

Serviço:

Concerto de Câmara de estreia do “Combu String Quartet” e participação do Octeto de Sopros da Orquestra Filma.

Data: 24 de agosto de 2022

Hora: 19h30

Local: Teatro Waldemar Henrique e transmissão no Instagram, @Sindmepa

Ingresso: “Pague Quanto Vale” (valor inicial de R$ 2,00). Poderá ser feito por Pix ou na bilheteria do teatro no dia do evento.