sáb

set 7, 2024

Sindmepa Informa – 18.12.2023

ALTAMIRA
Na última segunda-feira (11), o corpo clínico do Hospital Geral de Altamira anunciou que iria paralisar as atividades devido aos dois meses de pagamentos atrasados. Após as negociações, a empresa médica realizou o pagamento referente ao mês de outubro. O Sindmepa convidou os profissionais para uma reunião online com a assessoria jurídica e respondeu às dúvidas dos médicos sobre questões pertinentes aos direitos daqueles que prestam serviços como pessoa jurídica. Agora, o sindicato vai continuar acompanhando o processo de negociação com a Secretaria de Saúde de Altamira para que a situação seja regularizada.

PISO
A reunião entre o Sindmepa e o Dieese discutiu sobre o estudo de valores que irá definir o piso salarial médico. O Departamento chegou a um valor, com base em estudos legais, e a assessoria jurídica do Sindmepa já está preparando um pré-projeto para que seja apresentado à Sociedade Médico Cirúrgica, ao Conselho Regional de Medicina e aos deputados paraenses. Seguimos na luta por remuneração digna aos profissionais médicos.

ATO MÉDICO
A Federação Médica Brasileira, aliada aos sindicatos de base, alerta mais uma vez sobre a tentativa de exercício ilegal da medicina por parte de profissionais não médicos. A divulgação de cursos e práticas de técnicas invasivas reservadas à Medicina, viola os códigos éticos profissionais e também configura exercício ilegal da medicina, ou seja, uma transgressão à legislação vigente no Brasil. A FMB reforça que manterá a vigilância e denunciará todo tipo de prática que alcance a atividade profissional e coloque em risco a saúde da população.

EXPRESSO
Já está no ar o segundo episódio do Expresso Sindmepa com a presidente do Conselho Regional de Medicina, Tereza Cristina de Brito Azevedo. Desta vez o bate-papo com o diretor Wilson Machado aborda publicidade médica. Saiba o que muda com a resolução do CFM 2336/2023 para a categoria. Prepare o seu café e assista agora mesmo no canal do Youtube do Sindmepa.

CARTEIRAS
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa realiza nesta terça-feira (19) mais uma Cerimônia Online de Certificação do projeto Acadêmico Aspirante. Os acadêmicos associados que ainda não possuem a carteira de participação no projeto receberão o link da Cerimônia por e-mail e já no dia seguinte poderão comparecer à sede do Sindmepa para retirar o documento. Para mais informações: 3224-3096.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe o clássico “A Felicidade não se Compra”, de Frank Capra, nesta terça-feira (19), às 19h. O longa, estrelado por James Stewart e Donna Reed, nos faz refletir sobre a verdadeira felicidade em pleno Natal. E o show na Quarta Musical será com os jovens músicos da Escola Magia das Cordas, às 20h. A apresentação também será transmitida no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa.