seg

set 16, 2024

Sindmepa Informa – 29.07.2024

BENEFICENTE PORTUGUESA
Médicos que foram representados na ação coletiva movida pelo Sindmepa contra o Hospital Beneficente Portuguesa, podem requerer a exibição dos seus contracheques para dar prosseguimento, de forma individual, à ação que cobra as diferenças salariais não repassadas desde 2018. O prazo estimado para adotar providências é de até cinco anos a partir de 11 de novembro de 2022, data do encerramento da primeira ação coletiva. A assessoria jurídica do Sindmepa está disponível para auxiliar os médicos durante todo o processo.

AÇÕES
O Sindmepa tem acompanhado de perto as principais demandas dos médicos que atuam no interior do Estado através dos seus diretores. Entre as principais ações do Sindicato em favor dos médicos, estão a parceria com o Escritório Silvia Mourão Advocacia, em Santarém, e as participações em negociações pela regularização dos honorários médicos, em Paragominas. O Sindmepa também se faz presente em audiências públicas com órgãos de controles internos e externos do Sistema Único de Saúde, como: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Vereadores, Conselhos de Saúde, e outros. Os médicos do interior podem enviar suas demandas ao Sindmepa acessando o Gestão na Mão.

MARABÁ
Esta semana, o Sindmepa recebeu a denúncia de que a população de Marabá tem enfrentado dificuldade no acesso aos serviços de saúde, principalmente no Hospital Municipal. Entre os principais problemas estão o cancelamento de cirurgias eletivas, a falta de manutenção na estrutura do prédio, de leitos e macas, que tem feito com que pacientes precisem ser medicados no chão da unidade. O caso tem se tornado constante, o que aumenta o risco de contaminação e infecções entre os pacientes. O Sindmepa tem assento no Conselho Municipal de Saúde onde atua em defesa dos interesses da Saúde da população, se comprometendo em solicitar medidas para resolução do quadro.

ELEIÇÃO
A votação para escolher a nova Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal do Sindicato dos Médicos do Pará se aproxima. O Sindmepa convida a todos os médicos associados a votar no dia 2 de setembro, das 9h às 18h. A votação ocorrerá presencialmente, na sede do Sindmepa, bem como online pelo sistema Gestão na Mão. Poderão votar os médicos associados e quites com a contribuição social há, pelo menos, seis meses antes da eleição. Marque esta data na agenda.

EXPRESSO
Já está no ar o mais novo episódio do Expresso Sindmepa. Nesta semana, o diretor Wilson Machado e o presidente em exercício da Federação Médica Brasileira, Fernando Mendonça conversam sobre a “profusão de abertura de faculdades de medicina no Brasil”. Prepare o seu cafezinho e acompanhe a conversa no canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa encerra a agenda de julho com a exibição do filme “O homem das novidades”, dirigido por Edward Sedgwick e Buster Keaton. No longa, Buster se apaixona por Sally, secretária de um estúdio, e para ganhar sua atenção decide ser um cinegrafista. A sessão terá acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo. Esperamos por você às 19h, no Cineteatro do Sindmepa, com entrada gratuita. Não perca!