sáb

set 7, 2024

sáb

set 7, 2024

Sindmepa reforça ações no interior do Estado

O Sindicato dos Médicos do Pará tem acompanhado de perto as principais demandas dos médicos que atuam no interior do Estado. Com diretores presentes no oeste, sul e nordeste paraense, as demandas chegam facilmente e logo recebem o auxílio da Diretoria Colegiada e da assessoria jurídica do Sindmepa. Entre as principais ações do Sindicato em favor dos médicos do interior, estão a parceria com o Escritório Silvia Mourão Advocacia, em Santarém, e as participações em negociações pela regularização dos honorários médicos, em Paragominas.

Em Santarém, oeste do estado, o Sindmepa tem participação ativa no Conselho Municipal de Saúde, por meio da atuação da diretora, Nástia Irina. Como conselheira, a médica atua na formulação, acompanhamento e fiscalização da política municipal de saúde.

O Sindmepa também se faz presente em audiências públicas com órgãos de controles internos e externos do Sistema Único de Saúde, como: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Vereadores, Conselhos de Saúde, e outros. O fortalecimento da assessoria jurídica em Santarém ainda possibilita maior assistência aos médicos associados, através de consultas e acompanhamento em negociações individuais e coletivas em defesa da categoria médica.

Já em Paragominas, nordeste do Pará, o Sindmepa foi acionado por médicos contratados por meio de pessoa jurídica e pelo Ministério Público para acompanhar as negociações relacionadas aos atrasos salariais. O diretor Paulo Bronze foi convidado a participar de palestras de capacitação no Conselho Municipal de Saúde do município.

“No interior do Estado, com a mudança de contratação feita pelos municípios e até pelo Governo, não valorizando o concurso público e sim as pejotizações, ocorre um problema muito sério, a precarização do serviço médico. As empresas contratadas geralmente não possuem o suporte financeiro adequado, dependendo exclusivamente do repasse governamental e acabam atrasando o repasse de verbas para as Organizações Sociais, prejudicando assim os trabalhadores. Sabemos que o Pará é um Estado de grandes dimensões, mas a gente não se furta a tentar resolver, da melhor maneira, os problemas da categoria médica”, reforça Paulo Bronze.

MARABÁ

Esta semana, o Sindmepa recebeu a denúncia de que a população de Marabá tem enfrentado dificuldade no acesso aos serviços de saúde, principalmente no Hospital Municipal. Entre os principais problemas estão o cancelamento de cirurgias eletivas, a falta de leitos, macas hospitalares e de manutenção na estrutura do prédio. O Sindmepa também atua em defesa da população, se comprometendo a solicitar esclarecimentos à gestão da unidade, assim como medidas para resolução do quadro.