seg

set 16, 2024

Sindmepa Informa – 05.08.2024

ELEIÇÃO

Terminou no último dia 30 o período de inscrições de chapas para concorrer à gestão 2024-2027 do Sindicato dos Médicos do Pará. A chapa “Valorização Médica” está inscrita para concorrer à Diretoria Colegiada e ao Conselho Fiscal do Sindmepa. Convidamos todos os médicos associados a votarem presencialmente ou online, através do sistema Gestão na Mão, no dia 2 de setembro, das 9h às 18h.

ESCOLAS MÉDICAS

Segundo levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 10 de julho, o Brasil possui mais de 290 processos em andamento solicitando abertura de novas escolas de medicina no Ministério da Educação. No período de 2003 a 2022, a taxa de crescimento médio de vagas públicas foi de 3,1% por ano. Em contraste, a taxa de crescimento de vagas privadas no mesmo período foi de 7,3%, ou seja, mais que o dobro. Hoje, existem 390 escolas médicas em atividade no Brasil, distribuídas em 250 municípios, as quais, juntas, oferecem cerca de 42 mil vagas por ano.

TUCURUÍ

No Pará existem 12 escolas médicas, sendo cinco públicas e sete privadas, de acordo com o CFM. Na última semana, foi divulgada a abertura de um curso de medicina em Tucuruí, com mensalidades acima de R$ 11 mil reais. A novidade causou preocupação ao Núcleo Acadêmico do Sindmepa, pois o curso de medicina, ao contrário de outras atividades, depende de campos de prática para completar o ciclo de aprendizado. Para o diretor de extensão do Núcleo Acadêmico, Luiz Arthur de Oliveira, apesar dos benefícios ilusórios, a abertura indiscriminada de novas escolas médicas pode comprometer a qualidade da formação, pois a criação de uma instituição médica exige grande investimento em infraestrutura, além de acesso a hospitais e centros de saúde para a prática clínica.

JALECO

Na última sexta-feira (02), o Núcleo Acadêmico do Sindmepa participou da Cerimônia do Jaleco na Universidade do Estado do Pará (UEPA), a convite do Centro Acadêmico de Medicina José Arrais. O Núcleo Acadêmico esteve representado pela diretora de ensino, Sarah Câmara. Na oportunidade, a diretora apresentou o projeto Acadêmico Aspirante e as ações do Sindmepa aos alunos.

AGOSTO DOURADO

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, com ações de incentivo à amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Por meio do leite, o bebê recebe os anticorpos que o protegem contra doenças e infecções, principalmente as respiratórias. As ações também incentivam a doação do leite materno. Faça parte desse movimento.

EXPRESSO

Já está disponível o primeiro episódio da conversa entre o diretor Wilson Machado e o diretor de comunicação da Federação Médica, Edmar Fernandes. No bate-papo lançado na última sexta-feira (02), os médicos conversam sobre a importância da Comissão Nacional de Residência Médica. Para assistir o episódio completo, basta acessar o canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa abre a agenda de agosto com a exibição do filme “Cidade das Ilusões”, de John Huston, às 19h. No longa, um jovem lutador cai nas graças de um talentoso ex-boxeador. Já a Quarta Musical volta à programação normal com o show do músico Claudio Wallace, às 20h. O cantor trará ao público sucessos do Rei RobertoCarlos. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada gratuita. Não perca!