qui

set 19, 2024

Sindmepa Informa – 19.08.2024

INAUGURAÇÃO

O Sindicato dos Médicos do Pará está de cara nova. A sede do Sindmepa passou por uma série de reformas para oferecer mais conforto e modernidade aos seus associados, parceiros e colaboradores. O evento de inauguração da nova sede social do Sindmepa marca a conclusão das obras do térreo e da nova fachada. A entrega da nova sede social será no dia 24 de agosto, consolidando a política de expansão do Sindmepa ao longo dos anos.

ELEIÇÃO

A eleição para definir a nova Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal do Sindmepa está chegando. Convidamos todos os médicos associados a votarem presencialmente ou online, através do sistema Gestão na Mão, no dia 2 de setembro, das 9h às 18h. Marque na agenda e não deixe de registrar o seu voto.

SANTARÉM

A diretora do Sindmepa, Nástia Irina participou de reunião no Conselho Municipal de Saúde, na quarta-feira (7), onde foi confirmado pela SEMSA que o setor de obstetrícia e o berçário que foram destruídos durante o incêndio que atingiu o Hospital Municipal, não receberam qualquer reforma e continuam danificados. Onze meses após o incêndio no Hospital, as gestantes continuam sendo atendidas de maneira precária no Hospital Sagrada Família, onde não há espaço físico e nem condições adequadas para prestar o bom atendimento às gestantes e aos bebês.

ÓBITOS

Como consequência do quadro, Santarém registra um número elevado de óbitos entre mulheres e bebês. Após o incêndio no Hospital Municipal, dados da SEMSA mostram que 30 bebês morreram de setembro a dezembro de 2023. Já o levantamento de janeiro a julho deste ano, registra a morte de 44 bebês até 27 dias de vida. Mantendo o município entre as piores taxas de mortalidade neonatal do Brasil. O Sindmepa tem cobrado respostas das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e aguarda medidas para resolução desta situação dramática de precariedade dos serviços de saúde à gestantes e recém-nascidos na região Oeste do Pará.

FENTAS

O secretário-geral da Federação Médica Brasileira, Dr José Roberto Murisset, representou a entidade em reunião do Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS), realizada na capital federal, no dia 12 de agosto, marcando o retorno da FMB ao Fórum. Em reunião de diretoria com os sindicatos de base, foi deliberado o retorno ao Fórum, para participar da articulação das entidades nacionais de saúde em defesa do SUS e da saúde de qualidade para todos.

EXPRESSO

No novo episódio do Expresso Sindmepa, o diretor Wilson Machado conversa com o diretor de comunicação da Federação Médica Brasileira e representante da FMB na Comissão Nacional de Residência Médica, Edmar Fernandes sobre “A experiência na atuação dentro do sindicalismo médico”. Acompanhe este e outros trechos do bate-papo no canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (20) o filme “Fantasma do Paraíso”, de Brian de Palma, às 19h. No longa, um produtor rouba a composição de um músico, despertando a fúria do compositor. Já a Quarta Musical recebe a cantora Helena Ressoa, às 20h. Com fortes referências da música popular e erudita, Helena realizará o show na companhia do violonista, Pedro Miranda Júnior. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca. Não perca!