seg

seg

set 16, 2024

Sindmepa planeja levar “NA em Ação” ao Marajó

O Diretor de Extensão do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Khaelson Moura esteve no Marajó, entre os dias 24 a 31 de julho, a convite da Coordenadora da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Tatyanna Mariucha. Durante a visita, o diretor conheceu as comunidades riberinhas vizinhas da Estação Científica Ferreira Penna, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, para planejar a realização do projeto NA em Ação.

O Núcleo Acadêmico recebeu o convite para conhecer as comunidades do Marajó durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém. Khaelson Moura conta que a viagem teve como objetivo conhecer a região e alinhar as ações convergindo para a oficialização de acordo entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Sindicato dos Médicos do Pará, para levar atendimento médico às comunidades por meio do projeto “NA em Ação”.

“Nós do Núcleo Acadêmico queremos que o “NA em Ação” também ocorra no Marajó, em uma parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, que nos auxiliará durante o período de promoção das ações. O nosso intuito é promover atendimento médico, acesso a medicamentos e ações em saúde para as comunidades ribeirinhas levando visibilidade social e saúde para essas pessoas”, frisa o diretor.

Durante a viagem, Khaelson Moura visitou quatro comunidades de Melgaço: Laranjal, Pedreira, Caxiuanã e Lago do Camuim. Ao longo das visitas, o acadêmico pôde dialogar com moradores, líderes das comunidades, além de conhecer as principais necessidades da população, para que seja possível viabilizar o atendimento clínico de qualidade.

“Essas quatro comunidades somam 546 pessoas, 140 famílias e 178 crianças, de 0 a 12 anos, segundo levantamento feito em conjunto com os ACS das comunidades. Além disso dialogamos com a Secretaria de Saúde de Portel para nos auxiliar no suporte logístico das ações e estes afirmaram que poderiam disponibilizar as Unidades Básicas de Saúde Fluviais do Município”, ressalta.

O Diretor de Extensão visitou três Unidades Básicas de Saúde Fluviais, acompanhado da Coordenadora da Estação Científica Ferreira Penna, Tatyanna Mariucha, e do Gerente de Patrimônio da Secretaria de Saúde de Portel, Jairo Moreira, para conhecer as instalações e os locais onde serão realizados os atendimentos médicos durante o NA em Ação – Marajó.