seg

out 21, 2024

Sindmepa Informa – 30.09.2024

SAÚDE INDÍGENA
O secretário de Comunicação da Federação Médica Brasileira, Edmar Fernandes, e a médica Eli Hywyxy Baniwa, realizam, na sexta-feira (4), uma live especial para discutir o retrato da saúde indígena no Brasil. A Federação e os sindicatos de base estão acompanhando a realidade da saúde indígena e têm propostas para melhorar as condições neste cenário. O bate-papo será transmitido nos canais oficiais da FMB, às 19h. Agende-se!

AULA
Nesta segunda-feira (30) o Núcleo Acadêmico do Sindmepa participa de uma aula aberta, juntamente com a Liga Acadêmica Paraense de Clínica Médica, com o tema “Resumo Científico: Estrutura e Elaboração”. A aula começa às 19h, no Colégio Universo e será ministrada pela Mestra Larissa Barros.

CURSO
Na última terça-feira (24), o Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou o 1° Curso de Habilidades Profissionais. O treinamento voltado ao “Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico, Desengasgo e Queimaduras”, foi promovido em parceria com a Liga de Urgência e Emergência do Pará (LAUEP). A adesão dos acadêmicos superou as expectativas traçadas durante o planejamento do evento e motivou a definição da próxima edição, que deve ocorrer em outubro.

OUTUBRO ROSA
A chegada do mês de outubro traz à tona as ações voltadas à campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama, tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. Ao longo dos próximos 30 dias, entidades realizarão ações para ampliar os cuidados com a saúde da mulher. A prática de atividade física, os hábitos alimentares saudáveis e evitar o consumo de bebidas alcoólicas estão entre as medidas de prevenção.

EXPRESSO
Vale a pena assistir mais uma vez ao episódio do Expresso Sindmepa sobre “A luta sindical pelo piso salarial médico”, com o presidente em exercício da Federação Médica Brasileira, Fernando Mendonça. A reprise encerra a programação de setembro. Pegue seu cafezinho e assista a esses e outros episódios no canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa abre a agenda de outubro com o filme “O Condenado de Altona”, dirigido por Vittorio de Sicca. O longa com Sophia Loren e Maximillian Schell é baseado na peça homônima escrita pelo escritor francês Jean-Paul Sartre. A sessão começa às 19 horas. Já a Quarta Musical recebe a Orquestra de Violões do Instituto Estadual Carlos Gomes, às 20h. Criada em 2015 pelos professores Guaraci Portugal e Cibelle Donza, a orquestra busca valorizar a música brasileira e a música paraense através de composições e arranjos para grupos de violões. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca. Não perca!