MAIS MÉDICOS
A Federação Médica Brasileira e seus sindicatos de base continuam trabalhando para trazer respostas e melhores condições de trabalho aos integrantes do programa Mais Médicos. Na última quinta-feira (3), o secretário de comunicação da FMB, Edmar Fernandes, esteve em Brasília para cobrar respostas ao documento enviado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), ao Ministério da Saúde e ao Governo Federal, contendo denúncias e propostas formuladas após Assembleia Geral com os médicos do programa. Para o secretário, a falta de posicionamento dos órgãos públicos demonstra o total desrespeito com os profissionais que se dedicam à atenção primária.
ACADÊMICOS
Na quinta-feira (3), o presidente em exercício da Federação Médica Brasileira, Fernando Mendonça, realizou uma reunião online com os representantes dos Núcleos Acadêmicos dos sindicatos de base para discutir assuntos de interesse da categoria, como o exame de proficiência. Participaram da reunião pelo Sindmepa, o Conselheiro Fiscal e idealizador do projeto Acadêmico Aspirante, Waldir Cardoso, o vice-diretor do N.A, Hugo Oliveira, a secretária geral, Adria da Silva, e as diretoras Sarah Câmara e Isadora Freitas. O encontro também discutiu pautas políticas para unificar e fortalecer o movimento acadêmico sindicalista. Os representantes estaduais estão se organizando para estar presente no 3° Congresso Ordinário da FMB, que ocorrerá em Belo Horizonte, no mês de novembro.
ESCOLAS MÉDICAS
Na última semana o Sindmepa manifestou preocupação acerca da abertura indiscriminada de novas escolas médicas em Santarém. Somente este ano, o município passou a abrigar três novas instituições de ensino na iniciativa privada. Para o Sindmepa, a abertura desenfreada de novas instituições de ensino pode afetar diretamente a qualidade da formação profissional, além de diminuir a perspectiva de emprego dos futuros médicos.
ESTUDANTES
O cenário também preocupa os estudantes. Segundo denúncias recebidas pelo Sindmepa, uma instituição que teve a abertura suspensa em 2023, anunciou 100 vagas em um curso de medicina em Santarém, município que atualmente conta com apenas dois hospitais públicos, cuja capacidade de alunos está no limite. Para o vice-diretor do Núcleo Acadêmico, Hugo Oliveira, o sonho de cursar medicina pode virar um pesadelo se o vestibulando não estiver atento às aprovações dos órgãos competentes e orienta uma avaliação criteriosa na escolha da instituição de ensino para sua formação médica.
EXPRESSO
O novo episódio do Expresso Sindmepa convida os médicos para conhecer os serviços de seguros mais indicados à categoria. Para falar sobre o assunto, o diretor de Comunicação do Sindmepa, Eduardo Amoras, recebe a especialista em seguros de vida para médicos, que representa a ICATU Seguros, Raimunda Rocha. Prepare o seu cafezinho e assista agora mesmo o bate-papo no canal oficial do Sindmepa no Youtube.
AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (8), o filme “Solaris”, dirigido por Andrei Tarkovsky, às 19h. No longa, o psiquiatra Kris Kelvin vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica. No entanto, ele descobrirá que eventos estranhos acometem os integrantes da tripulação. Já a Quarta Musical volta a receber o músico, Anderson Moysés, às 20h. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você,com entrada franca, no Cineteatro. Não perca!