VIOLÊNCIA
A cada três horas um médico, no exercício da profissão, é vítima de violência no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo tem como base a quantidade de Boletins de Ocorrência registrados nas delegacias de Polícia Civil, entre 2013 e 2024. De acordo com a apuração do CFM, 38 mil ocorrências foram registradas por médicos vítimas de ameaça, injúria, desacato, lesão corporal, difamação, entre outros crimes, dentro de unidades de saúde públicas e privadas. Entre os casos 47% das vítimas eram mulheres e 53% homens. O Sindmepa repudia todo tipo de violência e pede aos médicos e médicas que denunciem as agressões para que os culpados sejam responsabilizados e a integridade do profissional seja preservada.
FMB
Dirigentes da Federação Médica Brasileira e representantes dos sindicatos de base estiveram reunidos na última quarta-feira (23) para a 12ª reunião da entidade em 2024. O presidente Tadeu Calheiros abriu os trabalhos agradecendo o apoio dos colegas médicos durante seu afastamento e sua reeleição à Câmara de Vereadores do Recife. Os presidentes relataram as principais pautas trabalhadas em seus estados, bem como os problemas e transtornos que estão enfrentando no desafio da atividade sindical. O encontro ainda pautou os encaminhamentos para a realização do 3º Congresso da FMB que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Belo Horizonte.
CERIMÔNIA
O Sindicato dos Médicos do Pará realizou na última quinta-feira (24), a primeira Cerimônia online de Certificação do Projeto Acadêmico Aspirante desta gestão. Os estudantes foram recepcionados com breves apresentações, realizadas pelo conselheiro Fiscal do Sindmepa e coordenador do projeto, Waldir Cardoso, e pela Diretora de Ensino do N.A, Sarah Câmara. O evento também apresentou algumas ações realizadas no último ano em favor dos estudantes e os próximos projetos do Núcleo. Após a participação na cerimônia, os acadêmicos podem comparecer à sede do Sindmepa para retirar a carteirinha de associado e ter acesso aos benefícios ofertados. Sejam todos bem-vindos!
EXPRESSO
“A necessidade do seguro de vida para o profissional médico”, é o tema do novo episódio do Expresso Sindmepa. Para falar sobre o assunto, o diretor de Comunicação do Sindmepa, Eduardo Amoras, recebe a especialista em seguros de vida para médicos, que representa a ICATU Seguros, Raimunda Rocha. Prepare o seu cafezinho e assista agora mesmo o bate-papo no canal oficial do Sindmepa no Youtube.
AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa conclui a agenda de outubro com a exibição do filme “A grande parada”, dirigido por King Vidor, às 19h. No longa, o herdeiro de uma família milionária vê na guerra uma boa oportunidade de negócios. A sessão terá o acompanhamento musical, ao vivo, de Paulo José Campos de Melo. Já a Quarta Musical recebe o show “Na Boca do Céu” de Rafael Veredas, às 20h. Com repertório voltado às canções autorais, a apresentação terá participação do percussionista Marcelino Santos. O show também será transmitido, ao vivo, no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca. Agende-se!