Waldir Cardoso, conselheiro fiscal do Sindicato dos Médicos do Pará, foi homenageado pela Federação Médica Brasileira (FMB), com a Comenda ao Mérito Sindical, durante o jantar de encerramento do 3° Congresso Ordinário da Federação. Waldir Cardosos foi o principal articulador e primeiro presidente da FMB e a honraria foi concedida pelos 36 anos de dedicação do médico ao movimento sindical. Waldir Cardoso também presidiu o Sindmepa, de 1991 a 1994 e, no final de sua gestão, foi instituída a Diretoria Colegiada, modalidade que possibilitou a maior participação de todos os membros.
Durante a longa jornada voltada à defesa dos médicos e da medicina, Waldir Cardoso foi presidente da extinta Confederação Médica Brasileira (CMB), da Federação Norte-Nordeste, da Federação Norte e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Diretor de Comunicação da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) e Presidente do Conselho Fiscal da Confederación Médica Ibero-Latino Americana (CONFEMEL).
Em 2020 articulou o Encontro de Sindicatos Médicos Brasil, Uruguai e Argentina, em Porto Alegre, e no ano seguinte, o I Congresso Latino Americano de Sindicatos Médicos, realizado em Buenos Aires. O sindicalista ainda contribuiu para a participação dos Sindicatos Médicos Brasileiros na 5ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, realizada em Alicante, na Espanha.
“Nesta trajetória ajudei a organizar a I Conferência Municipal de Saúde de Belém; Conferência Estadual de Saúde e coordenei a delegação do Pará na 9ª Conferência Nacional de Saúde, sempre representando o Sindmepa. Tenho muito orgulho do trabalho que nossas diretorias conseguiram fazer e da minha participação”, destaca Cardoso.
Atualmente, o médico vem se dedicando a organizar a 6ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, que será realizada em Fortaleza, em maio de 2025, e no último fim de semana assumiu a Diretoria de Relações Internacionais da Federação Médica Brasileira.
“Dediquei boa parte da minha vida ao movimento médico sindical contribuindo na defesa dos legítimos interesses dos médicos, da medicina de boa qualidade e da atenção à saúde para todos. Que meu exemplo sirva de referência para as novas gerações de médicos e futuros sindicalistas médicos cujo maior exemplo são os Núcleos Acadêmicos dos quais o Sindmepa é o precursor”, ressalta o médico.