Com repertório de valsa, choro, samba e baião o violonista, Marcos Lima se apresenta no palco do Sindmepa, nesta quarta-feira, 26. Em sua estreia nas Quartas Musicais, o músico antecipa que preparou um show de violão solo com obras de compositores latino-americanos e, principalmente, brasileiros. A apresentação tem início às 19h, no Cineteatro, com entrada franca.
Natural de Belém, Marcos Lima iniciou os estudos de violão aos 14 anos com o músico Genilson Machado. Aos 15 anos ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e integrou o Grupo Camerata de Violões, de 2006 a 2009, participando ativamente de apresentações solo e em grupo. Em 2014 iniciou o curso de Bacharelado em Música no Instituto Estadual Carlos Gomes e foi vencedor em dois anos consecutivos do Concurso “Doris Azevedo pra Jovens Musicistas” – 2016 e 2017.
Atualmente o músico possui um canal no YouTube chamado “Marcos Lima GuitarBrasil”, onde reúne várias performances, tanto no estilo clássico como no popular, e também alguns arranjos próprios. Durante o período de pandemia do novo coronavírus, Marcos conta que tem aproveitado para expandir seu repertório, além de planejar os próximos passos.
“No mês de dezembro iniciei um projeto de “live” que fiz no grupo do Facebook, sendo que os próximos serão realizados mensalmente nas minhas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube). Outro projeto que está em planejamento trata-se de um álbum de violão solo, que pretendo lançar ainda este ano de 2022”, adianta.
Sobre a apresentação para o público que acompanha as Quartas Musicais do Sindmepa, o músico conta que pretende compartilhar a experiência do violão solo com canções de Garoto, Guinga, Américo Jacomino, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira, e etc. O que segundo Marcos, é como um casamento entre o repertório erudito e popular.
“Será uma oportunidade de estimular o violão solo e mostrar o violão clássico para aqueles que não conhecem esse estilo, que é tocar a melodia e se acompanhar ao mesmo tempo, sendo o violão a atração principal. E aos violonistas de plantão, será a programação musical de sua quarta-feira à noite”, conclui.
Serviço:
Quarta Musical com Marcos Lima
Dia: 26 de janeiro de 2022
Hora: 19h
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999.