dom

dez 22, 2024

Search

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

dez 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Conferência discute políticas públicas para Cuidados Paliativos

A Frente PaliATIVISTAS realiza na próxima sexta-feira (19) a I Conferência Livre Nacional de Cuidados Paliativos, com o tema “Cuidados Paliativos, um direito humano: Políticas Públicas Já!”. A proposta de Implementar a Política Nacional de Cuidados Paliativos, com garantia de financiamento, integrada às Redes de Atenção à Saúde e como componente de cuidado na Atenção Primária à Saúde através da Estratégia de Saúde da Família foi aprovada, no eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, na X Conferência Municipal de Saúde de Marabá-Pará, em abril, e irá para a Conferência Estadual em Belém, de 23 a 25 de maio.

Cuidados paliativos (CP) são cuidados ativos oferecidos a pessoas de todas as idades, com Sofrimento Grave Relacionado à Saúde (SGRS), em virtude de doença grave. Doença grave é qualquer condição de saúde, aguda ou crônica, que carrega um alto risco de mortalidade e afeta negativamente a qualidade de vida, com grande carga de sintomas, associado a sobrecarga de seus cuidadores. Os CP buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e cuidadores, atentando aos aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais. Deve ser ofertado precocemente e em diferentes cenários assistências, com cuidado interprofissional.

A I Conferência Livre Nacional de Cuidados Paliativos contará com palestras de especialistas no tema, entre eles a médica Julieta Carriconde Fripp, Idealizadora da Frente PaliATIVISTA; Lúcia Souto, Médica Sanitarista e Pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Priscilla Viégas, Terapeuta Ocupacional, Coordenadora do Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde; e Luiz Augusto Facchini, Médico, Professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas.

“Convidamos todas as instituições paraenses, entidades e movimentos populares e sociais que tenham em sua agenda de debate e ação a defesa dos direitos sociais, da democracia e da participação para se juntar a nós em um importante evento. Sua presença é fundamental para enriquecer nosso debate e fortalecer nossa luta para a construção de uma Política Nacional de Cuidados Paliativos mais justa e inclusiva onde todas as pessoas importam e que não podem ser deixadas para trás ” frisa a Médica de Família, Paliativista e coordenadora do evento sede Pará, Lorena Agrizzi.

Visando ampliar a participação, a Conferência ocorrerá de forma híbrida, a partir das 13h, na Faculdade de Ciências Médicas do Pará, em Marabá. Inscreva-se gratuitamente para participar online ou presencialmente por meio do link: https://bit.ly/3pyC1O3

Veja mais

Mais populares: