A população do município de Marabá tem enfrentando dificuldades no acesso aos serviços de saúde, principalmente aqueles que deveriam ser ofertados no Hospital Municipal. Entre os principais problemas estão o cancelamento de cirurgias eletivas, a falta de manutenção na estrutura do prédio, de leitos e macas, que tem feito com que pacientes precisem ser medicados no chão da unidade. O caso tem se tornado constante, o que aumenta o risco de contaminação e infecções entre os pacientes.
Segundo o Portal de notícias Curupira Marabá, nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde do município suspendeu diversos procedimentos médicos essenciais. Entre os serviços afetados estão atendimentos com neuropediatras, retinólogos e todos os exames realizados na Clínica de Visão e Cirurgias de Olhos. Além disso, serviços de fisioterapia foram interrompidos, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pacientes esperando há mais de 15 dias no pronto-socorro do hospital. Devido ao número insuficiente de leitos, muitos estão sendo forçados a tomar medicação intravenosa deitados no chão.
O Sindicato dos Médicos do Pará irá solicitar esclarecimentos à gestão da unidade, bem como medidas para resolução da falta de leitos e macas, para garantir que à população de Marabá volte a receber atendimento médico digno e de qualidade.