A diretoria do Sindicato dos Médicos do Pará recebeu parceiros, associados e colaboradores na festa de inauguração da nova sede social do Sindmepa, realizada no último sábado (24). O evento marcou a conclusão das obras do prédio anexo n° 1015, do térreo principal e da nova fachada do Sindicato. O novo térreo conta com a reforma e ampliação da recepção, do refeitório, bem como da nova garagem, escada de emergência, além da central de climatização, ampla sala para atendimentos jurídicos e uma nova sala de reuniões. O coquetel de inauguração ainda contou com a apresentação musical de Gustavo Saraiva e Ricky Sandres.
O diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso agradeceu a participação dos parceiros no evento e destacou a presença dos arquitetos Eduardo Lobo e Giseli Jansen, da Delpano Arquitetura e Paisagismo, bem como do engenheiro Adilson Machado, da empresa Projex, que juntos trabalham na elaboração e execução do projeto da nova sede do Sindmepa.
Waldir Cardoso descreveu a noite como um momento de realização e celebração. Pois a conclusão desta etapa representa um sonho realizado, “fruto do trabalho coletivo desta diretoria e das diretorias anteriores que conseguiram construir o prédio”.
“Esta primeira etapa foi feita com muito cuidado, com muito gosto porque é onde os médicos serão atendidos, portanto, precisava ser como é: um lugar confortável, amplo e que deixe as pessoas encantadas. Vamos fazer com que as pessoas possam ver que o Sindicato é um lugar que os médicos têm orgulho de ter. Nós conseguimos isso neste primeiro andar e vamos em frente para terminar o prédio como um todo”, reforçou.
As obras de conexão dos três prédios do Sindmepa continuam sendo realizadas por módulos. A diretora financeira, Leucy Paz, que integra a comissão de obra, relembrou as aquisições dos prédios anexos. Ao todo, foram 23 etapas de construção até entregar a nova sede social e o prédio N° 1015, que conta com amplas salas para reuniões e eventos, além do estacionamento.
“O meu sentimento é de realização. É uma obra para os médicos do Pará. São duas jornadas de trabalho em prol da categoria, trabalhamos no Sindmepa e no Estado, ou no município, para conhecer a realidade da profissão. Então eu me sinto realizada e agora nós temos muitos desafios. Esperamos que os colegas se unam, pois só assim vamos melhorar a nossa carga horária e a remuneração. Precisamos de força para acabar com a precarização do trabalho médico “, ressaltou.
A diretora Nástia Irina, que reside em Santarém, oeste do Estado, também marcou presença na festa de inauguração do Sindmepa e falou sobre o seu desejo de tornar a nova sede um ponto de encontro da categoria médica paraense.
“É um evento de congratulação, de felicidade para os médicos porque é um produto do trabalho dos médicos que compõem o nosso Sindicato. Eu acho que o espaço ficou muito bonito e nós temos que ocupá-lo, pois temos grandes desafios e só vamos conseguir avançar a partir dessa unidade. O espaço está aqui aberto para todos, então vamos tornar um ponto de encontro para conseguir avançar juntos”, frisou.
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa também esteve presente no evento. Para o vice-diretor, Hugo Oliveira, a ampliação do Sindmepa representa o esforço da diretoria ao longo dos anos.
“É uma noite de realização, de um projeto que passou por momentos difíceis, como a pandemia e o falecimento de importantes diretores. Então, inaugurar essa sede é um momento de muita alegria e, para o Núcleo, é mais um incentivo para continuar fazendo os nossos eventos e trazer novos associados. Como a Dra. Leucy mencionou, é importante a gente fortalecer a classe para que possam conhecer nossos direitos e, enquanto acadêmicos, identificar os problemas e lutar por soluções, pois nós seremos os futuros profissionais médicos”, destacou.
HOMENAGEM
A nova sede social homenageia grandes profissionais que fizeram parte da história do Sindicato dos Médicos do Pará ao longo dos anos. A biblioteca recebeu o nome do diretor Sérgio Figueiredo de Lima, falecido em 2014. Especialista em Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, era referência nas questões da área, tendo atuado na CIST municipal e estadual. Sérgio Lima esteve presente em todas as lutas lideradas pelo Sindmepa por melhores condições de trabalho, melhorias salariais e respeito à categoria.
Ainda em 2014, o Sindmepa perdeu o diretor Jorge Tamer Júnior, que atuou durante 20 anos no sindicato contribuindo com as lutas da categoria médica, da saúde e da sociedade. O Clinico geral e gastroenterologista, agora dá nome à nova sala de estar.
O refeitório do Sindmepa também passou por reformas e hoje está mais amplo e acolhedor. O espaço recebeu o nome do diretor e baluarte do Sindicato dos Médicos do Pará, Carlos Augusto Barroso Sinimbú, falecido em 2018. Admirado por colegas e colaboradores, dr Sinimbú foi um dos mais antigos e fiéis membros da diretoria colegiada e grande incentivador das melhorias no Sindicato.
Um dos novos auditórios homenageia o diretor Agostinho Hermes de Miranda Neto, falecido em 2020. O médico foi incentivador das artes e da cultura; era membro da diretoria colegiada e, há 15 anos, coordenava o grupo teatral Renascer.
A nova sala da Assessoria Jurídica recebeu o nome do advogado, Eduardo Suzuki Sizo, falecido em 2021. Sizo foi especialista em direito médico e atuou por mais de 20 anos defendendo a causa dos profissionais de saúde.
Já a Sala de Reuniões, que recebe as reuniões semanais de diretoria, presta homenagem ao diretor João Fonseca Gouveia, falecido em 2022. Dr Gouveia foi um dos médicos que lutaram pela organização sindical médica e a defesa dos interesses da classe durante todos os anos em que militou no Sindicato dos Médicos do Pará e deixou sua marca no sindicalismo médico paraense.