O Sindicato dos Médicos do Pará realizou na noite desta quinta-feira (29), a última Cerimônia de Certificação do Projeto Acadêmico Aspirante desta gestão. Os estudantes foram recepcionados pelos diretores do Núcleo Acadêmico e pelo diretor do Sindmepa e Coordenador do projeto, Waldir Cardoso. O evento contou com breves apresentações acerca do projeto e das ações realizadas ao longo dos anos em favor dos estudantes. Após a cerimônia, os novos associados participaram de um coquetel de recepção.
A Diretora Geral do Núcleo Acadêmico, Mariana Quaresma, conduziu a Cerimônia de Certificação e apresentou aos associados os detalhes sobre a atuação do projeto, os benefícios ofertados, e as futuras ações a serem realizadas.
“Se queremos representar o futuro da Medicina, devemos estar cada vez mais presentes enquanto Sindicato nas universidades. Na cerimônia, estudantes de diferentes faculdades de Belém estiveram presentes o que reafirma nosso compromisso de auxiliar na representação dos acadêmicos”, ressalta.
Com mais de 600 acadêmicos associados, o Sindmepa consolidou o projeto Acadêmico Aspirante, realizando pelo menos uma Cerimônia de Certificação ao mês, com exceção do mês de julho. Para o Diretor Waldir Cardoso a participação dos acadêmicos reforça o sucesso do projeto.
“Tivemos Acadêmicos Aspirantes que se formaram na diretoria e na próxima também teremos. Portanto, a estratégia de criar o Acadêmico Aspirante e ter o Núcleo Acadêmico como espaço de coordenação, entre o Sindicato e os estudantes, se mostra acertada, pois estamos alcançando um dos objetivos que é formar novas lideranças, novos sindicalistas médicos. Como coordenador do projeto, isso é muito gratificante”, garante.
A Cerimônia de Certificação recebeu entre os novos associados discentes de diferentes escolas médicas do Estado. Bruna Passo, discente do 3° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará, conta que conheceu o projeto através de amigos, mas foi a atuação do Núcleo Acadêmico nos eventos científicos que despertou o seu interesse. “Eu gostei muito da cerimônia, foi breve, mas muito objetiva e deixou claro o que o Sindicato representa e a importância dele para os acadêmicos”.
A atuação do NA também foi um dos fatores que trouxeram o acadêmico Romulo Robson, do 10° semestre de medicina do Cesupa, ao Sindmepa. “Eu achei superinteressante a atuação do Sindicato, porque eu vi aquilo como uma oportunidade de me fazer útil para a sociedade e fazer a diferença na vida de alguém. Além disso, faz com que os estudantes tenham a liberdade de lutar pelos seus direitos, como também pela categoria”, reforça.
A presença do Núcleo Acadêmico nas Semanas do Calouro fez com que Stéfani Souza, aluna do 2° semestre de medicina na Universidade do Estado do Pará, viesse conhecer o projeto e também decidiu se associar. “Eu não conhecia a atuação do Sindmepa, conheci e gostei muito. É um local propício para conhecer e conversar com pessoas de outras instruções, tem um lado ligado a causa social, isso também me chamou atenção”, resume.
Para se associar ao Sindmepa e fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante, basta cursar medicina em uma das instituições de ensino do Estado do Pará e realizar o cadastro no sistema Gestão na Mão: https://bit.ly/3xWNqam. Em breve a data da próxima Cerimônia de Certificação será divulgada.
Acesse a galeria de fotos do evento: https://bit.ly/4dB4CWZ