WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Atualizações da Covid 19

Para manter os internautas bem informados sobre os estudos relevantes, análises e novidades sobre a Covid 19, uma doença ainda pouco conhecida no mundo da ciência, o SINDMEPA está disponibilizando neste espaço, links de trabalhos importantes acerca do assunto para consulta e conhecimento.

• Plataforma PubCovid-19

• Link: http://pubcovid19.pt/temas.php
      • A plataforma PubCovid-19 apresenta artigos publicados sobre o COVID-19, indexados nas plataformas Pubmed e EMBASE. A pesquisa é realizada diariamente. Os artigos são classificados por assunto através da leitura do título e resumo. Em cada assunto, os artigos são apresentados por data de indexação, sendo os mais recentes os primeiros.É apoiada pelas Sociedades Portuguesas de Cardiologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia e Doenças Infecciosas.

• Angiotension-converting enzyme inhibitors and angiotensin-receptor blockers are not associated with increased risk of SARS-CoV-2 infection

• Hydroxychloroquine and azithromycin plus zinc vs hydroxychloroquine and azithromycin alone: outcomes in hospitalized COVID-19 patients

• O Coração e a COVID-19: O que o Cardiologista Precisa Saber

• Link: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2020005007208&script=sci_arttext
      • Publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia no dia 11.05.2020 este artigo aborda as consequências da COVID-19 no sistema cardiovascular; a interação do SARS-CoV-2 com a enzima de conversão da angiotensina 2; a doença cardiovascular como grupo de risco para forma grave de COVID-19; o Manejo do paciente com COVID-19.

• Early treatment of COVID-19 patients with hydroxychloroquine and azithromycin: A retrospective analysis of 1061 cases in Marseille, France

• Link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1477893920302179
      • Publicado no dia 05.05.2020 no Travel Medicine and Infectious Disease este artigo analisa os dados coletados de 1.061 pacientes incluídos de 3 a 31 de março. Indivíduos com RNA de SARS-CoV-2 documentado por PCR a partir de uma amostra nasofaríngea receberam tratamento precoce de HCQ + AZ, como tratamento padrão, com ou sem sintomas. Pacientes com pelo menos três dias de tratamento e nove dias de acompanhamento são descritos na análise.

• Usefulness of Ivermectin in COVID-19 Illness

• Link: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3580524
      • Publicado na plataforma SSRN, dedicada à rápida disseminação mundial de pesquisas, em 19.04.2020, este estudo multicêntrico parte da pergunta: O medicamento antimicrobiano Ivermectina influencia o resultado na doença de COVID-19? Analisou 1.408 pacientes (704 que receberam ivermectina e 704 que não) e conclui que a ivermectina está associada a um potencial benefício de sobrevivência no COVID-19 e recomenda que isso deve ser investigado urgentemente em ensaios clínicos randomizados.

• Association of Treatment With Hydroxychloroquine or Azithromycin With In-Hospital Mortality in Patients With COVID-19 in New York State

• Link: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2766117
      • Publicado no prestigioso JAMA, Journal of American Medical Association, dia 11.05.2020, um estudo de coorte retrospectivo de 1438 pacientes hospitalizados na região metropolitana de Nova York mostrou que entre os pacientes hospitalizados com COVID-19, o tratamento com hidroxicloroquina, azitromicina ou ambos não foi associado a uma mortalidade intra-hospitalar significativamente menor.
Sindicato dos Médicos do Pará