dom

mar 3, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

mar 3, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa apresenta PCCV para Governo do Estado

Em reunião na mesa de negociação permanente com o Governo do Pará, o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) apresentou a proposta de Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) elaborada com base na minuta organizada pela Federação Nacional dos Médicos. O documento foi apresentado pelo diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, ao secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), José Júlio Ferreira Lima, que elogiou a iniciativa dos médicos paraenses.

O plano tem algumas peculiaridades que atendem aos profissionais da região Norte do Brasil. Segundo João Gouveia, diretor do Sindmepa, |o PCCV é um dos pontos principais de negociação do sindicato com o governo|. De acordo com Gouveia, a implantação do PCCV acabaria com a falta de médicos no interior do Estado e resolveria o problema da baixa remuneração dos profissionais.

O titular da SEPOF ficou bastante impressionado com a organização e os pontos principais defendidos pelo plano, e sugeriu que o Sindmepa apresentasse o documento às secretarias de Saúde e de Administração do Estado. A idéia é que governo e sindicato construam um plano definitivo e com possibilidade de implantação, baseado nas idéias apresentadas. |Acredito que com o conhecimento e o debate sobre esse plano podemos chegar a um produto final com grandes possibilidades de ser implantado. Vamos marcar uma reunião em breve para essa apresentação|, declarou José Júlio.

Um dos pontos levantados pelo secretário foi como será a integração das prefeituras no PCCV, tendo em vista a dificuldade de adesão dos prefeitos. Para Waldir Cardoso, essa questão deve ser negociada inicialmente com o Cosems (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde) e depois na Comissão Intergestores Bipartite. |Se houver vontade política do governo estadual, tenho certeza: construiremos um plano que irá contemplar os gestores e os médicos. Considerando que um dos principais problemas dos prefeitos é conseguir contratar profissionais médicos não vejo como eles não aderirem à proposta|, afirmou Cardoso.

Na reunião, ficou decidido que o Sindmepa aguarda a convocação do secretário José Júlio Lima para apresentar o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos para as demais secretarias.

Negociação – As reuniões permanentes com o Governo do Estado são realizadas mensalmente. Para o sindicato, é uma forma sistemática de diálogo para a apresentação das principais reivindicações e propostas, um espaço conquistado durante as negociações na greve dos médicos da Santa casa de Misericórdia do Pará, em 2008. Atualmente, o Sindmepa é o único sindicato que participa desse tipo de reunião exclusiva.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que