dom

dom

mar 3, 2024

Sindmepa apresenta PCCV para Governo do Estado

Em reunião na mesa de negociação permanente com o Governo do Pará, o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) apresentou a proposta de Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) elaborada com base na minuta organizada pela Federação Nacional dos Médicos. O documento foi apresentado pelo diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, ao secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), José Júlio Ferreira Lima, que elogiou a iniciativa dos médicos paraenses.

O plano tem algumas peculiaridades que atendem aos profissionais da região Norte do Brasil. Segundo João Gouveia, diretor do Sindmepa, |o PCCV é um dos pontos principais de negociação do sindicato com o governo|. De acordo com Gouveia, a implantação do PCCV acabaria com a falta de médicos no interior do Estado e resolveria o problema da baixa remuneração dos profissionais.

O titular da SEPOF ficou bastante impressionado com a organização e os pontos principais defendidos pelo plano, e sugeriu que o Sindmepa apresentasse o documento às secretarias de Saúde e de Administração do Estado. A idéia é que governo e sindicato construam um plano definitivo e com possibilidade de implantação, baseado nas idéias apresentadas. |Acredito que com o conhecimento e o debate sobre esse plano podemos chegar a um produto final com grandes possibilidades de ser implantado. Vamos marcar uma reunião em breve para essa apresentação|, declarou José Júlio.

Um dos pontos levantados pelo secretário foi como será a integração das prefeituras no PCCV, tendo em vista a dificuldade de adesão dos prefeitos. Para Waldir Cardoso, essa questão deve ser negociada inicialmente com o Cosems (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde) e depois na Comissão Intergestores Bipartite. |Se houver vontade política do governo estadual, tenho certeza: construiremos um plano que irá contemplar os gestores e os médicos. Considerando que um dos principais problemas dos prefeitos é conseguir contratar profissionais médicos não vejo como eles não aderirem à proposta|, afirmou Cardoso.

Na reunião, ficou decidido que o Sindmepa aguarda a convocação do secretário José Júlio Lima para apresentar o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos para as demais secretarias.

Negociação – As reuniões permanentes com o Governo do Estado são realizadas mensalmente. Para o sindicato, é uma forma sistemática de diálogo para a apresentação das principais reivindicações e propostas, um espaço conquistado durante as negociações na greve dos médicos da Santa casa de Misericórdia do Pará, em 2008. Atualmente, o Sindmepa é o único sindicato que participa desse tipo de reunião exclusiva.