sex

maio 24, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

maio 24, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Comissão debate prevenção aos acidentes com escalpelamento no Estado

Integrantes da Comissão Estadual de Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento estarão reunidos hoje (14), em mais uma reunião mensal, para definir a organização do primeiro Seminário Estadual de Erradicação e Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento, que acontecerá no dia 28 de agosto.

O encontro, que acontece no auditório do Centro Estadual da Fundacentro, em Belém, também debaterá a nova lei, promulgada pela União, que obriga os proprietários de barcos a protegerem as máquinas e os eixos dos motores, impedindo que mulheres sejam vítimas dessa tragédia que vitima, em sua maioria, mulheres paraenses.

De acordo com a nova lei, os proprietários ou comandantes de barcos que forem flagrados com os eixos dos motores descobertos serão multados, terão as carteiras de marítimos confiscadas e o barco será apreendido.

O escalpelamento é o arrancamento brusco, parcial ou total, do escalpo humano, o que leva a deformações severas e gera traumas permanentes, tanto físicos quanto psicológicos. A assistente social do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Patrícia Gomes, lembra que o acidente ocorre quando as pessoas se aproximam do motor ou da hélice em barcos precários, onde não há proteção para os respectivos eixos. |Ao se aproximarem, as vítimas, em geral mulheres, têm seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo da embarcação, que arranca todo ou parte do escalpo, orelhas, sobrancelhas e uma enorme parte da pele do rosto e pescoço.

A outra pauta da reunião será o parecer favorável do senador Inácio Arruda ao projeto que cria o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a ser lembrado anualmente em 28 de agosto. O projeto, de autoria do deputado federal Sebastião Rocha, precisa passar pelo Plenário do Senado. A data também coincide com a realização, em Belém, do primeiro Seminário Estadual de Erradicação e Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento em local ainda não definido.

Serviço: A reunião será às 14 horas na Fundacentro, localizada na travessa Bernal do Couto, 781, entre Generalíssimo e Dom Romualdo. Fone: 3212-9008.

Fonte: Sespa

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que