ter

ter

maio 21, 2024

Sindmepa participa da eleição do Conselho Estadual de Saúde

Com o objetivo de aumentar a participação no controle, gerenciamento e fiscalização da aplicação dos recursos do SUS, o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) participa da eleição das 28 entidades que vão formar o novo Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), nesta quarta-feira (22), no Computer Hall da Avenida Nazaré, a partir das 14 horas.

O processo deste ano marca uma nova fase. Durante dez anos, os integrantes do conselho foram escolhidos através da nomeação dos governadores. Nesta edição, o processo foi ampliado, ganhou um caráter mais democrático através da votação entre representantes de diferentes segmentos da sociedade.

O processo começou com a realização de plenárias regionais nos doze municípios pólos das regiões de integração do Pará, finalizadas no dia 20 de julho. Nessa fase, foram definidos, por voto, os 380 delegados que votarão para a escolha das 28 entidades que irão compor o novo CES. Os delegados representam três segmentos: usuários; trabalhadores da saúde; e o grupo de gestores, comunidade científica e prestadores filantrópicos ou privados conveniados ao SUS.

Para o Sindmepa, a participação no CES é uma das formas da sociedade fiscalizar e acompanhar a aplicação das verbas na área de saúde do Estado. |O Sindicato dos Médicos sempre lutou pela realização de eleições para o CES porque a prática de indicar entidades para compor o conselho não garante a verdadeira necessidade da população e pode comprometer a fiscalização|, declarou João Gouveia, diretor do Sindmepa.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Sílvia Comarú, a eleição deste ano representa um avanço.  Ela comenta que, antes, a presidência do conselho era sempre da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e eram indicados apenas 20 membros. |Hoje, teremos a ampliação das vagas de 20 para 28 representantes, e a decisão de adotar a presidência alternada, em que cada segmento pode participar da presidência do conselho, torna essa ferramenta de controle mais democrática e participativa|, explicou a secretária.

Além de João Gouveia, outros diretores e médicos sindicalizados participaram das plenárias regionais do CES. |Nas plenárias regionais, conseguimos eleger sete médicos como delegados do Sindmepa, e juntos, participaremos da plenária estadual|, informou Gouveia.