Hospital Barros Barreto recebe diretores do Sindmepa

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) realizaram a segunda visita aos hospitais ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 06 de agosto, foi a vez do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), localizado na rua dos Mundurucus, bairro do Guamá, periferia de Belém. A primeira visita foi ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), no campus Guamá, no dia 04 de agosto.
João Gouveia, Emanuel Resque, Erivaldo Pereira e Sérgio Lima, diretores do Sindmepa, foram recebidos pelos médicos Eduardo Leitão, diretor, e Antônio Carlos da Rocha, coordenador assistencial, que relataram a prioridade da atual gestão à frente do Barros Barreto: recuperar a auto-estima do funcionário. |O primeiro passo foi chamar os servidores e mostrar que a atual gestão quer dialogar com os funcionários para que sejam resgatadas a determinação e a auto-estima dos funcionários|, relatou Eduardo Leitão.
Para o Sindmepa, a posse do novo diretor é vista como a chance de uma interação saudável entre o hospital e o sindicato porque a relação entre entidades como o sindicato e as gestões anteriores era difícil. |Por muito tempo o Barros Barreto foi administrado por militares e isso causou diversos embates entre a diretoria do Sindmepa e a diretoria do hospital. Hoje podemos sentar e lutar pelo mesmo objetivo: a melhoria no atendimento, nas condições de trabalho e nos salários|, declarou Gouveia.
A visita também serviu para que os diretores do Sindmepa conhecessem as necessidades do HUJBB, com a intenção de intermediar a busca de soluções junto às secretarias de saúde municipal e estadual e ao Conselho Estadual de Saúde.

Leitos –
Atualmente, o Barros Barreto conta com 300 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde, mas apenas 260 estão sendo usados para o atendimento dos pacientes nas especialidades que fazem parte do perfil do Hospital. Quarenta leitos estão sem utilização porque a reforma da enfermaria ainda não foi concluída. Mas, segundo a diretoria do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) já demonstrou interesse em revitalizar os leitos para atender pacientes com doenças de fígado. |A ajuda que pedimos para o Sindmepa é que lute conosco para que a Sesma instale e mantenha as oito máquinas de hemodiálise que estão paradas e contratar ou ceder médicos nefrologistas, para que o serviço seja efetivado|, destacou Leitão.
Com base nesse pedido, a diretoria do sindicato prometeu reforçar as reivindicações da diretoria do hospital. |Vamos pautar essas prioridades tanto do Bettina quanto do Barros Barreto nas próximas reuniões que teremos com os secretários de saúde, e faremos pressão para que medidas sejam tomadas para a melhoria do atendimento e condições de trabalho nesses hospitais|, finalizou Gouveia.