Sindmepa participa de audiência pública

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) foi convidado para participar da audiência pública que debaterá a possibilidade de privatização dos serviços de abastecimento de água pela prefeitura de Belém. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual, Arnaldo Jordy (PPS), e acontecerá no dia 19 de agosto, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Totalmente contrário à privatização, Jordy afirma que a iniciativa pode trazer sérios prejuízos à população, entre eles o aumento das tarifas pagas pela oferta dos serviços e a precarização da saúde pública, uma vez que pode restringir a água potável a uma parcela de usuários, sobretudo, de baixa renda. |Temos que proporcionar o debate sobre o assunto para esclarecer os riscos que essa proposta pode trazer à população|, disse o parlamentar.

O Sindmepa também se opõe à privatização da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A água é um dos principais itens para o cuidado da saúde da população. |Trata-se de uma questão de saúde pública. O que as autoridades devem lutar é pelo maior repasse de verbas para melhorar a qualidade da água que é utilizada pela população e não entregar para uma empresa privada|, disse Luiz Sena, diretor do sindicato.

Para a diretoria do Sindmepa a questão tem que ser bastante discutida para que a melhor saída para os problemas da água e esgotamento sanitário do Estado sejam resolvidos, dois principais itens de promoção de saúde.