qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Mobilização nacional vai marcar o Dia do Médico

A Comissão Nacional Pró-SUS se reuniu na última semana, em Brasília, para definir, entre outros assuntos, a mobilização nacional que vai marcar as comemorações pelo Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

A ideia dos integrantes da comissão, formada por representantes da FENAM, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, é que cada estado, através dos sindicatos, conselhos e associações médicas, organizem ações no sentido de chamar a atenção para a precariedade que a categoria tem enfrentado no exercício de suas atividades profissionais. O dia nacional da mobilização está marcado para 21 de outubro, já que 18/10 será um domingo.

Cada estado, porém, poderá promover manifestações isoladas durante a semana do médico. No Rio de Janeiro, por exemplo, vai ser realizada uma passeata pública na praia, com balões e cartazes, no dia 18 de outubro. Já no Nordeste, há um indicativo de paralisação dos médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) para o dia 21.

|A comissão Pró-Sus definiu o dia 21 de outubro para ser o dia nacional de mobilização e protesto contra as condições de trabalho que o médico enfrenta no Sistema Único de Saúde, contra os baixos salários, falta de recurso material, e nós estamos reforçando que os estados se organizem nesta data|, explicou o representante da FENAM na comissão, Márcio Bichara.

Durante o encontro, a comissão também definiu a data provisória para a realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), prevista para outubro de 2010.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que