qui

qui

abr 18, 2024

Mobilização nacional vai marcar o Dia do Médico

A Comissão Nacional Pró-SUS se reuniu na última semana, em Brasília, para definir, entre outros assuntos, a mobilização nacional que vai marcar as comemorações pelo Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.

A ideia dos integrantes da comissão, formada por representantes da FENAM, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, é que cada estado, através dos sindicatos, conselhos e associações médicas, organizem ações no sentido de chamar a atenção para a precariedade que a categoria tem enfrentado no exercício de suas atividades profissionais. O dia nacional da mobilização está marcado para 21 de outubro, já que 18/10 será um domingo.

Cada estado, porém, poderá promover manifestações isoladas durante a semana do médico. No Rio de Janeiro, por exemplo, vai ser realizada uma passeata pública na praia, com balões e cartazes, no dia 18 de outubro. Já no Nordeste, há um indicativo de paralisação dos médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) para o dia 21.

|A comissão Pró-Sus definiu o dia 21 de outubro para ser o dia nacional de mobilização e protesto contra as condições de trabalho que o médico enfrenta no Sistema Único de Saúde, contra os baixos salários, falta de recurso material, e nós estamos reforçando que os estados se organizem nesta data|, explicou o representante da FENAM na comissão, Márcio Bichara.

Durante o encontro, a comissão também definiu a data provisória para a realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), prevista para outubro de 2010.