mar 29, 2024

mar 29, 2024

Segundo óbito por Influenza A pertencia a grupo de risco

A diretoria de Vigilância em  Saúde da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou na manhã desta terça-feira (1) o segundo óbito decorrente de complicações por contaminação com o ví­rus H1N1 no Estado. A paciente de 19 anos deu a luz no dia 24 de agosto, no dia seguinte começou apresentar os sintomas de gripe. No dia 27 de agosto, a paciente iniciou o tratamento com a medicação adequada. O laboratório Central (Lacen) fez a coleta do material e encaminhou para análise ao Instituto Evandro Chagas (IEC). No dia 31 de agosto a paciente veio ao óbito e a confirmação da Influenza A ocorreu nesta terça-feira (1).

O recém-nascido está com a famí­lia e está sendo observado por uma equipe da Sespa e da Secretaria Municipal de Santa Bárbara. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do Pará, Ana Helfer, é necessário observar se o recém-nascido e todos os possí­veis contatos apresentem sintomas. Durante o perí­odo de incubação da doença, que dura de um a sete dias, os contatos estão sendo orientados a manter-se isolados.

A Influenza A é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro, fala ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas através das mãos ou objetos contaminados. A inclusão de alguns hábitos na rotina de cada um pode evitar que o ví­rus seja transmitido. É importante sempre que tossir ou espirrar que tape o nariz e a boca com lenço de papel, que deve ser jogado na lixeira após o uso. Se tiver sintomas de gripe como: febre alta, tosse e falta de ar, mantenha uma distância de, pelo menos, um metro quando falar com outras pessoas, evite cumprimentar com abraços, beijos ou apertos de mãos. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão também ajuda a prevenir a doença. Ao sentir os primeiros sintomas de gripe, procurar atendimento médico e evite locais com muitas pessoas.

Até o último dia 26, o Pará possuí­a 171 casos confirmados de Influenza A. Todas as quartas-feiras a Sespa atualiza e divulga os novos números.

Fonte: Ascom Sespa