Sindmepa e Uepa discutem ensino médico

Em reunião com a recém-empossada reitora da Universidade do estado do Pará (Uepa), Marília Xavier, no dia 5 de outubro, a diretoria do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) discutiu sobre a relação da assistência à saúde, ensino e pesquisa realizada pela Instituição. A Uepa é a única Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece o curso de medicina no interior (Santarém), e mantém núcleos da área de saúde nos municípios de Altamira, Conceição do Araguaia, Santarém e Tucuruí.

Os diretores João Gouveia, Francinei Soares e Wilson Machado reforçaram o desejo de aproximar as duas instituições na luta pela melhoria da saúde no Estado. |A formação do profissional e a assistência em saúde que a Uepa proporciona são medidas de fundamentais relevância para a melhoria da saúde oferecida para a sociedade, que investe diretamente na formação dos alunos|, ressaltou Gouveia.

De acordo com Marília Xavier, o momento é de reorganização da estrutura da Uepa para que os avanços possam acontecer. |Precisamos readequar o número de vagas em alguns cursos porque elas foram ofertadas sem o devido planejamento. A expansão da Uepa tem que ser feita de maneira organizada e com a implantação de cursos, aumento do número de vagas e de professores em locais estratégicos do estado para que o desenvolvimento chegue a todos os municípios|, declarou.

Além disso, a reitora ressaltou a importância do médico-professor fazer pesquisa. |Essa é uma forma de destaque da produção local da Universidade, com isso ganha o professor, os alunos, o curso, a instituição e o Estado. Precisamos sair da dependência dos estudos realizados no Sul-Sudeste do país|.

Apoio – Comprometido em atuar na expansão da Uepa, nos seus diversos cursos de saúde e na melhoria do curso de medicina, tanto para os profissionais médicos-professores quanto para os graduandos, o Sindmepa disponibilizou-se em intermediar as possíveis necessidades da instituição com os gestores da área de saúde. |Participamos de reuniões mensais com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e com a Secretaria do Estado de Saúde (Sespa), além de termos representantes no Conselho Estadual de Saúde. O que nos referencia em lutar por melhorias na assistência de saúde oferecida pelos hospitais universitários vinculados a Uepa, como a Santa Casa, Ofir Loyola e Hospital de Clínicas|, afirmou Wilson Machado.

Assim como o Sindmepa, a reitora lamentou a não participação da Uepa no Conselho Estadual de Saúde, por isso achou de extrema importância essa disposição do Sindmepa. Além de informar que a Uepa está investindo na compra de equipamentos para o ensino da medicina. |Adquirimos importantes equipamentos como o mamógrafo, o tomógrafo e o de ressonância. O mamógrafo foi instalado no Posto de Saúde do Marco e os outros dois na Santa Casa|.

|É a primeira vez que o titular da Uepa recebe a diretoria do Sindicato dos Médicos, isso comprova a determinação da reitora em conversar com a entidade que tradicionalmente luta pelo ensino médico e de saúde com qualidade|, falou Fracinei Soares.